sexta-feira, 3 de Agosto de 2012

Vertigo é o melhor filme de sempre


«Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes, de Alfred Hitchcock, foi eleito o melhor filme de todos os tempos pela revista Sight and Sound, publicação do British Film Institute, deixando para trás Citizen Kane - O Mundo a seus Pés, de Orson Welles, que estava há 50 anos no top.

A revista, que de dez em dez anos, convida um painel de jurados especializados na área para nomear os melhores filmes de sempre, publicou nesta quarta-feira os novos resultados. Desta vez, ao contrário das últimas cinco décadas, os 846 distribuidores, críticos e académicos votaram na sua maioria na obra de 1958 de Alfred Hitchcock. Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes foi o filme mais nomeado, ficando à frente de Citizen Kane - O Mundo a seus Pés, de 1941, por mais 34 votos.

Na última votação há dez anos, o filme de Hitchcock, sobre um polícia reformado que sofre de vertigens, tinha ficado na segunda posição do top, a cinco votos do clássico de Orson Welles.

Protagonizado por James Stewart e Kim Novak, o filme conta a história de John Ferguson (James Stewart) que é contratado por um velho amigo para seguir a sua mulher Madeline (Kim Novak). No entanto, rapidamente este ex-polícia acaba por desenvolver uma paixão obsessiva pela mulher.

“Fiquei surpreendido”, disse ao Guardian Nick James, editor da Sight and Sound. “Lembro-me de desejar que o Citizen Kane - O Mundo a seus Pés fosse excluído e isso nunca aconteceu, portanto, desta vez fui surpreendido”, acrescentou o responsável, explicando que esta escolha reflecte uma mudança na cultura dos críticos de cinema.

“As pessoas estão a interessar-se mais por filmes pessoais, por aqueles que criam reacções nas suas próprias vidas e o Vertigo é esse tipo de filme, especialmente se for visto mais do que uma vez. É um filme que cresce e cresce em ti”, justificou Nick James, para quem a obra de Hitchcock é muito mais contemporânea que Citizen Kane.

Em terceiro nesta lista ficou Viagem a Tóquio, filme de 1953 de Yasujiro Ozu. 2001- Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick, é a grande novidade ao entrar pela primeira vez para este top dos melhores filmes, tendo ficado na sexta posição.»

Os 10 melhores filmes de sempre, segundo a Sight and Sound:

1. Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes (Hitchcock, 1958)
2. Citizen Kane - O Mundo a seus Pés (Welles, 1941)
3. Viagem a Tóquio (Ozu, 1953)
4. A Regra do Jogo (Renoir, 1939)
5. Aurora (Murnau, 1927)
6. 2001- Odisseia no Espaço (Kubrick, 1968)
7. A Desaparecida (Ford, 1956)
8. O Homem da Câmara de Filmar (Dziga Vertov, 1929)
9. A Paixão de Joana d'Arc (Dreyer, 1927)
10. 8½ (Fellini, 1963) 

Ler no Público.

1 comentários:

É um grande filme mas acho que o Notorious é melhor. E faltam na lista muitos grandes filmes como o Padrinho, a Lista de Schindler e o Casablanca.

Enviar um comentário