Top Ad unit 728 × 90


Novidades

recent

Ágata Carvalho de Pinho: O Violino Elementar


Ágata Carvalho de Pinho foi a grande vencedora do Concurso Novos Autores - Revista 21/Bertrand. O seu trabalho, «O Violino Elementar», foi escolhido por ser um conto que prende da primeira à última linha, surpreendendo pela criatividade e pela simplicidade estrutural. Sendo o protagonista um violino, é de louvar a forma como a autora o torna tão humano, dando em simultâneo a conhecer, de forma clara e bem humorada, o «estranho» mundo que o rodeia. No (literal) golpe final, um persistente e sentido desfecho.


Adquirido na loja da senhora chinesa simpática-mas-cruel-para-com-o-instrumento-que-pousara-de-forma-brusca-em-cima-do-balcão, o violino era de 3/4, indicado para a idade da menina, mas por alguma razão misteriosa obcecado com a resolução de crimes e desgraças. A mãe que o comprara só queria que a filha aprendesse a tocar qualquer coisa de Bach ou de Schubert, para provar talento nos serões em família. A competição era forte: a Isabelinha tinha uma linda voz e compunha no xilofone, o Manuel conseguia resolver problemas matemáticos à velocidade da luz e o Ruizinho já lia qualquer coisa de Tolstói apesar de ainda estar no ciclo. Tocar Bach era o mínimo que ela poderia providenciar, por intermédio da pequena, que assim se emancipava através da forma clássica – o máximo de modernismo que a mãe conseguia conceber.

Mas o violino parecia ter vontade própria e, qual Sherlock Holmes raçado de Edgar Allan Poe, insistia em imaginar pequenas mortes e grandes culpados. Até a respeito da avozinha Mercedes instalou uma suspeita de homicídio, quando a velha mal se conseguia mexer desde que tinha partido a anca. O pequeno modelo Höfner rangia e insistia que todos não passavam de assassinos e impostores – pobre dele a ter que conviver com tais espécimes!

Fosse qual fosse a nota que lhe arrancassem, era sempre dissonante, uma tensão seguida de um desprezo silencioso que aterrorizava e deixava a aprendiz lavada em lágrimas. Seria de stress pós-traumático que ele sofria, por ter sido assim maltratado num negócio? Seria ele demasiado sensível para a vida operacional de um violino? Talvez estivesse para se tornar diabético, por causa do choque. Sabia-se lá quantas vezes a dona da loja o atirara para cima daquele balcão em jogos comerciais que nunca chegaram a concretizar-se.

A menina simpatizara com ele, dissera à mãe que era mesmo aquele que queria, mas ela não sabia. Sabia lá ela quem era Schubert, como dar um si bemol e quantas pessoas ainda teria que impressionar só porque sim. Agora o violino não deixava ninguém dormir, tocava enquanto estavam à mesa, quase podiam apostar que os ofendia a todos em calão de instrumentos de corda. Talvez fosse ele o verdadeiro assassino – da paz de espírito, da união familiar e dos bons modos.

Apesar da madeira de belíssima qualidade e das cordas feitas de crina de cavalo, o péssimo comportamento fazia dele um mau instrumento. Achara-se puro e fora moralista, mas acabou por servir de arma num crime imundo quando, certo dia, o avô Lázaro perdeu a cabeça por não ter par com quem dançar a valsa e, num ataque de fúria para com a avô Mercedes que dele se rira e lhe chamara «velho inútil», agarrou na primeira coisa que tinha à mão e acertou com o violino numa barata, em vez da mulher. Sem dó, Höfner matara qual escritor de ficção e morrera a documentar uma justiça poética digna de orquestra.

Texto: Ágata Carvalho de Pinho

>>

Ágata Carvalho de Pinho: O Violino Elementar Reviewed by Revista 21 on 00:30 Rating: 5

2 comentários:

  1. Anónimo7 de agosto de 2012 às 23:48

    ?????????

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8 de abril de 2013 às 07:35

    Thank you, I've recently been looking for info about this subject for a long time and yours is the greatest I have came upon so far. However, what concerning the conclusion? Are you certain concerning the supply?

    Feel free to surf to my blog post ... payday loans

    ResponderEliminar
Adicionar comentário
Carregar mais...

");
Todos os direitos reservados por Revista 21 © 2021 - 2022
Design por Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.