domingo, 15 de Dezembro de 2013

21 temas históricos de musicais


Na edição #07 da Revista 21, celebrámos o Dia Mundial do Teatro com a selecção de 21 temas dos melhores e mais famosos musicais de sempre. Recorde-os de seguida!

Texto: Luna Santos

MEMORY 
Cats
Criado por Andrew Lloyd Webber, CATS centra-se na mudança: há gatos que mudam o rumo da sua vida e gatos que se preparam para o fazer. «Memory» já conheceu versões de mais de 170 artistas. Fala da nostalgia do passado e de memórias gastas.

ALL THAT JAZZ 
Chicago
A produção da Broadway, criada a partir de uma peça da jornalista Maurine Watkins, remonta a 1975. A partir da cobertura de dois assassinatos nos anos 20, desvenda a corrupção na justiça de forma satírica. «All That Jazz» lembra cabaret e é um convite a dança e diversão.

(I’VE HAD) THE TIME OF MY LIFE 
Dirty Dancing: The Classic Story on Stage
O icónico filme de 1987, com Patrick Swayze e Jennifer Grey nos principais papéis, foi levado a palco em 2004, mantendo «(I’ve Had) The Time of My Life», um original de Bill Medley e Jennifer Warnes, como destaque principal.

AND I AM TELLING YOU I'M NOT GOING 
Dreamgirls
Estreou em 1981 na Broadway, com música de Henry Krieger e letras de Tom Eyen. Conta a história de três cantoras de R&B que se tornam estrelas musicais. «And I Am Telling You I’m Not Going» é cantando por Effie ao gerente, para terminar a relação que mantêm.

DON'T CRY FOR ME ARGENTINA 
Evita
Com música de Andrew Lloyd Webber e letras de Tim Rice, Evita conta a história de Eva Perón, segunda mulher do presidente argentino Juan Perón. Em 1978 estreou-se nos palcos do West End londrino. O tema «Don’t Cry For Me Argentina» já foi cantado pelas vozes de Julie Covington, Elaine Paige e Madonna.

IF I WERE A RICH MAN 
Fiddler on the Roof
O enredo centra-se num pobre homem judeu, que encara dias de horror com música e alegria. Surgiu nos palcos em 1964, com música de Jerry Bock e letras de Sheldon Harnick. «If I Were A Rich Man» é cantado pelo protagonista, reflectindo os seus sonhos de glória.

YOU’RE THE ONE THAT I WANT 
Grease
A história do grupo de adolescentes rebeldes nasceu em 1971, escrito por Jim Jacobs e Warren Casey. Recria ambientes dos anos 50, com rock’n roll e saias rodadas. O elenco pôs o mundo a cantar You’re the one that I want, uh uh uh, honey.

SUPERSTAR 
Jesus Christ Superstar
Mais um importante musical com música de Lloyd Webber e letras de Tim Rice. Estreou em 1971 e foi polémico por não apresentar Judas como o «mau da fita» e confrontar Jesus com a impossibilidade de curar todos os males. «Superstar» é o tema mais lembrado.

I AM WHAT I AM  
La Cage aux Folles 
Baseado numa peça francesa com o mesmo nome, La Cage aux Folles estreou na Broadway em 1983. Nela não faltam os escândalos e imbróglios entre travestis e conservadores. E a mítica frase cantada: I am what I am and what I am needs no excuses.

I DREAMED A DREAM 
Les Misérables 
Baseado na obra de Victor Hugo e adaptado aos palcos em 1985, Les Misérables retrata a miséria vivida no início do séc. XIX, em França. Se já era famoso, Susan Boyle popularizou ainda mais o tema «I Dreamed a Dream» na sua famosa audição em Britain’s Got Talent.

THE WINNER TAKES IT ALL 
Mamma Mia!
Criado por Catherine Johnson em 1999, Mamma Mia! trouxe de volta os temas dos ABBA sem ser uma biografia da banda. O enredo centra-se numa jovem em busca do pai, e tem o momento mais marcante quando se canta «The Winner Takes It All».

SUPERCALIFRAGILISTICEXPIALIDOCIOUS
Mary Poppins
Baseado nos livros de P. L. Travers e no filme de 1964 com o mesmo nome, Mary Poppins estreou em 2004 no teatro, encenado por Richard Eyre. Poppins é uma ama com poderes mágicos que, através do tema «Supercalifragilisticexpialidocious» dá às crianças a seu cargo uma palavra para dizer quando não têm nada para falar.

WOULDN'T IT BE LOVERLY
My Fair Lady
Nasceu em 1956 e foi um sucesso imediato, sendo inclusive apelidado «o musical perfeito». A história centra-se num professor de fonética que aposta tornar uma mendiga numa florista de alta sociedade. Julie Andrews cantou originalmente o devaneio «Wouldn’t It Be Loverly».

STAYIN' ALIVE 
Saturday Night Fever
Com música dos Bee Gees, Saturday Night Fever foi um êxito cinematográfico em 1977, contando a história de um apaixonado por dança envolvido num triângulo amoroso. Adaptado aos palcos em 1998, tem em «Stayin’ Alive» o seu tema mais forte.

SINGIN' IN THE RAIN
Singin’ In The Rain
Nasceu em Hollywood, em 1952, mas só em 1985 estreou na Broadway. A história relata as dificuldades de adaptação ao cinema falado por parte dos artistas do mudo. «Singin’ in the Rain», um original dos anos 20, é um dos seus temas mais famosos.

ALWAYS LOOK ON THE BRIGHT SIDE OF LIFE
Spamalot
Criado em poucos minutos por Eric Idle como forma de terminar o filme Life of Brian (1979), este tema tornou-se rapidamente um dos mais famosos dos Monty Python. Curiosa reflexão sobre a vida e a morte, voltou a destacar-se em 2004, no musical Spamalot.

THE PHANTOM OF THE OPERA 
The Phantom Of The Opera
Baseado num romance de Gaston Leroux, The Phantom of the Opera foi inicialmente adaptado por Ken Hill, em 1976, mas seria sob a direcção de Andrew Lloyd Webber que atingiria o seu apogeu, dez anos depois. O dueto de Sarah Brightman e Michael Crawford no tema homónimo da peça é nada menos que inesquecível.

THE TIME WARP  
The Rocky Horror Show 
Criado por Richard O’Brien em 1973, The Rocky Horror Show é um musical de culto baseado nas aventuras de um casal que se depara com uma estranha seita liderada por um cientista alienígena que também é travesti. Foi adaptado ao cinema em 1975.

THE SOUND OF MUSIC 
The Sound Of Music
Da autoria de Richard Rodgers, estreou na Broadway em 1959. A história é baseada nas memórias da austríaca Maria von Trapp, The Story of the Trapp Family Singers, e imortalizou o tema que lhe deu título.

OVER THE RAINBOW 
The Wizard of Oz
Baseado num livro infantil escrito por L. Frank Baum, The Wizard of Oz destacou-se como filme, em 1939, mas conheceu depois três versões teatrais distintas, em 1942, 1987 e 2011. Aos temas antigos foram-se adicionando novos, mas «Over the Rainbow», imortalizado por Judy Garland, foi sempre o destaque principal.

AMERICA 
West Side Story 
Estreou em 1957 e continua em palco até hoje. Conta com clássicos como «Maria», «Somewhere», «I Feel Pretty» e, claro, «America»: o sonho americano numa das mais famosas peças de sempre, inspirada na peça Romeu e Julieta de William Shakespeare.


Artigo publicado na edição #07 da Revista 21

0 comentários:

Enviar um comentário