sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013

“Pulp Fiction” e outros clássicos adicionados à NFPB


«A lista da Biblioteca do Congresso relativa a 2013 foi divulgada esta quarta-feira, e nela estão incluídos títulos como Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino; Roger e Eu (1994), de Michael Moore; Os Eleitos (1983), de Philip Kaufman; Os Sete Magníficos (1960), de John Sturges; e também Mary Poppins (1964), de Robert Stevenson.

[...] A lista do NFPB [National Film Preservation Board] está aberta a todas as formas e géneros que sejam considerados fundamentais na história do cinema americano, e cujo significado cultural, histórico e cinematográfico justifique a sua preservação. Há filmes mudos, documentários, cine-jornais, curtas-metragens, obras experimentais, séries, clips musicais…

E todos os anos a Biblioteca do Congresso recupera produções históricas, tentando remediar a perda dos filmes mais antigos e “garantir a permanência da herança criativa e cinematográfica do país”, disse à agência Associated Press James Billington, um dos responsáveis da Biblioteca do Congresso – recorde-se que, no início deste mês, a instituição publicou um estudo revelando que 70% das longas-metragens de ficção do cinema mudo americano estão perdidas. [...]»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário