segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013

Local Natives foram a banda mais trabalhadora de 2013


«O domínio da internet, Songkick, uma das maiores plataformas de agenda de concertos a nível global, resolveu publicar uma lista das bandas mais trabalhadoras de 2013. Para chegar a tal classificação teve em conta o número de concertos efectuados e o número de quilómetros percorridos por cada uma das bandas ou artistas a solo.

Já se sabe, nestes tempos de abandono progressivo dos formatos físicos na hora de consumir música, os músicos têm de fazer-se à estrada com assiduidade para gerarem receitas. Que o digam os Foals, banda britânica que este ano passou por Portugal e figura em quinto lugar na lista. Ao longo do ano percorreram os cinco continentes numa digressão de 155 concertos. Um recorde geográfico apenas superado pelos Metallica, que não estão na lista, mas que também actuaram nos cinco continentes e na Antárctida.

Na primeira posição da lista encontramos os americanos Local Natives, autênticos nómadas que em 2013 passaram mais noites (188) em salas de concerto do que propriamente em casa. O grupo visitou 26 países – também estiveram em Portugal, quando tocaram em Junho no festival Primavera Sound do Porto e em Novembro em Lisboa – e percorreram 192.486 quilómetros. As duas restantes posições do pódio pertencem ao rapper americano Kendrick Lamar e aos ingleses Alt-J, que o ano passado ganharam o Mercury Prize.

Mas nem só de grupos mais conotados com o universo do rock alternativo se faz a classificação. Também por lá existem nomes mais ligados aos consumos de massas como os One Direction (no 7.º lugar), Justin Bieber (no 11.º) e a cantora Pink (no 19.º). Os Imagine Dragons (4.º), Papa Roach (6.º), Two Door Cinema (9.º) ou Miguel (13.º) são outros dos nomes que figuram nos 20 mais.

Como é evidente outra lista seria aquela que nos mostraria quem é que auferiu mais receitas com as respectivas digressões. Grupos como os Local Natives têm de tocar muito em salas médias para ter uma existência digna, enquanto os One Direction ou Justin Bieber podem fazê-lo em pavilhões gigantes ou mesmo estádios, conseguindo por isso valores monetários bem diferentes e com menos datas.

A posição mais surpreendente acaba por ser a 8.º posição do veterano Willie Nelson, de 80 anos, que dá tantos concertos e percorre tantos quilómetros como os músicos de vinte. Aliás entre 2011 e 2013 o músico americano acumulou um total de 442 concertos. Uma média de 1 concerto por 2,4 dias, durante três anos. Não é para todos.»

Via Público. Confira a lista integral aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário