sábado, 26 de Outubro de 2013

Perfil: Silvio Berlusconi


Sexo, dinheiro e poder. Agora que voltou a ser notícia (OK, na verdade nunca o deixou realmente de ser), damos-lhe a recordar o que publicámos sobre a vida do polémico Silvio Berlusconi na edição #05 da Revista 21. E olhe que vale mesmo a pena saber! 

Texto: Felipe Tazzo

Origens
Milanês nascido em 1936, Berlusconi veio de uma família simples. O seu pai era funcionário de um banco, e a mãe, dona de casa. Formou-se com honras em Direito em 1961.

Serviço militar
Nos anos 60, o serviço militar era obrigatório para todos os cidadãos italianos. Mas Berlusconi conseguiu escapar, não se sabe bem como.

Música
Durante o seu período de faculdade, Silvio Berlusconi tocava contrabaixo acústico num grupo com o pianista amador Fedele Confalonieri. Guarde esse nome, porque será útil mais adiante. Às vezes ele também atacava como crooner em cruzeiros marítimos.

Mão na massa
Advogado, cantor e avesso ao serviço militar, a próxima escolha profissional foi, logicamente, a construção civil. Depois de alguns projectos de sucesso, Berlusconi construiu o Milano Due, um empreendimento com 10.500 apartamentos!

Il Cavalieri
Apesar de parecer apelido de mafioso (hummm...), o título de Il Cavalieri («O Cavaleiro») da Ordem do Mérito do Trabalho foi-lhe outorgado pelo presidente de Itália em 1977, Giovanni Leone, por recomendação do Ministro do Desenvolvimento. É uma distinção para quem contribui activamente para a agricultura, indústria, comércio, etc.

Fininvest
A partir de uma pequena operadora de TV por cabo, em 1978, Berlusconi fundou a Fininvest, um grupo de empresas com diversas actividades. Logo nos primeiros 5 anos, este conglomerado de publicidade e estações de televisão locais facturou 58,3 milhões de euros.

Fininvest II
Mais conhecido pelos empréstimos pessoais a juros exorbitantes, o grupo de empresas envolve canais de televisão, seguros, produção cinematográfica, produtoras (como a Endemol, que inventou o Big Brother) e até o Milan. Sim, o clube de futebol.

Por falar no Milan
A Associazione Calcio Milan foi fundada em 1899 e comprada por Berlusconi a 20 de Fevereiro de 1986. Investindo 20 milhões de liras, uma fortuna para a época, salvou o clube da falência total. Hoje é um dos mais admirados da Europa.

O segredo de todo esse dinheiro...
...ainda é segredo. Como o grupo de empresas é tão diversificado e complexo, nenhum procurador do estado conseguiu até à data investigar de onde veio todo o dinheiro que permitiu essa expansão e nem quantos e quais impostos são burlados. Tem de se ser sacana para se ser bandido.

Mas não é pouco
A revista Forbes publicou em 2013 a presença do ilustre Berlusca no seu ranking anual de bilionários (sim, bi!). Ele ocupa o 194.° lugar com os seus 6,2 biliões de dólares (4,5 mil milhões de euros).

Mediaset
O maior canal de entretenimento da Itália é uma das empresas da holding de Il Cavalieri. O presidente desse grupo é o amigão e pianista Fedele Confalonieri. Lembra-se do nome?

Carreira política
A ascensão política foi rápida e suspeita: de um único mandato como deputado foi indicado para primeiro-ministro, cargo que ocupou por três vezes, de 1994 a 1995, de 2001 a 2006 e de 2008 a 2011, quando enfim renunciou, cercado de escândalos e corrupção.

Partido
A Berlusconi nunca faltou apoio. Ao entrar na política, fundou o seu próprio partido: Forza Itália. Já em 2007, lançou uma mega-aglomeração, a partir da fusão de 14 partidos, chamada Il Popolo Della Libertà.

Vida privada vs. Cargo público
À semelhança do resto da sua vida, o seu período na política já nasceu em condições suspeitas: ao assumir o cargo, Berlusconi prometeu vender a sua participação no Mediaset para evitar conflitos entre as suas decisões políticas e os interesses do grupo de media. Mas acham mesmo que vendeu?

Falcatruas, engodos e outras pilantragens
As acusações contra Silvio Berlusconi são tantas (entre envolvimentos com a máfia, evasão fiscal, distorções de contabilidade, subornos, corrupção) que seriam necessárias pelo menos mais 21 curiosidades para as retratar adequadamente.

Porrada na cara!
Mas como os italianos não são um povo dócil e discreto, um certo rapaz resolveu passar a conta dos escândalos, atirando-lhe uma estatueta da catedral de Milão ao rosto. Partiu-lhe o nariz e alguns dentes. Forza Italia!

Bunga Bunga
Fortuna incalculável, o mais alto cargo da nação, empresas e mais empresas, e até a sua própria equipa de futebol. O que mais poderia querer um homem? Bunga Bunga! Termo de origem incerta, é usado hoje para descrever as imensas orgias com drogas e «ninfetas» que Il Cavalieri promoveu na sua villa particular na Sardenha.

As ninfetas
Como homem de bom gosto, Berlusconi possui mais mulheres que processos em seu nome, o que quer dizer que seriam necessárias ainda outras 21 curiosidades para dar conta delas. Vale a pena procurar na Internet: Noemi Letizia, Elena Russo, Michela Brambilla, Eleonora Gaggioli, Angela Sozio e, claro, Ruby Rubacuori. Mas é melhor tirar as crianças da sala.

Ruby Rubacuori
Com esse apelido cativante (“Ruby Rouba Corações”), a jovem marroquina Karima El Mahroug alega ter sido paga para manter relações sexuais com Berlusconi quando tinha apenas 17 anos. Ladrão que rouba ladrão...

Enquanto isso, no mundo real
Ao longo dos anos em que Berlusconi se dedicava aos prazeres do poder político, do sexo e prestígio internacional, a Europa era varrida por uma assustadora crise financeira, para a qual a Itália estava pouco preparada. Parece que o país recebeu o mesmo tratamento que as meninas que o cercaram.

Il Vero Amore
Para ilustrar a sua dedicação a Itália, Silvio Berlusconi, apeado do poder, lançou em 2011 um CD de músicas românticas intitulado Il Vero Amore. É o quarto da sua «carreira». Ele não canta ou toca, mas compôs todas as 12 músicas.


Artigo publicado na edição #05 da Revista 21

0 comentários:

Enviar um comentário