quinta-feira, 25 de Julho de 2013

Bolo de anos sabe melhor depois de se cantar os parabéns


«Um estudo da Universidade de Minnesota, Estados Unidos da América, publicado no jornal Psychological Science, mostra que o ritual de cantar os parabéns antes de comer uma fatia de bolo faz com que ele saiba melhor.

Kathleen Vohs, psicóloga, descobriu que o ritual vai além da ação de cantar os parabéns. Práticas como abrir o invólucro de uma tablete de chocolate também têm implicações na forma como vai saber.

Vohs mostra que hábitos alimentares pessoais como comer um donut todas as sextas-feiras de manhã, desencadeados em "comportamentos repetidos, episódicos e fixos", resultam numa melhor apreciação do alimento por causa da antecipação a que somos sujeitos.

"Sempre que peço um expresso, pego no pacote de açúcar, abano-o, abro-o, meto um bocadinho no café e depois provo. (...) Nunca é açúcar suficiente, por isso depois meto metade do pacote. O que se passa é que isto não é um ritual funcional, eu devia logo meter metade do pacote", exemplificou Vohs, em declarações ao Daily Mail.

Na verdade, Vohs mostra no estudo que o ritual de consumo pessoal que tem é parte integral da apreciação do café. Esta satisfação a partir do ritual pode ser aplicada a qualquer alimento, refere o Yahoo! News.

Para os testes, a psicóloga recorreu a dois grupos para comerem chocolate de duas maneiras diferentes: o primeiro comia metade da tablete e esperava um tempo até comer a outra metade. O segundo grupo podia comer o chocolate da maneira que quisesse.

Os resultados demonstram que o primeiro grupo sentiu uma maior satisfação e mostrou uma maior vontade de pagar mais pelas tabletes de chocolate.

Vohs descobriu também que este prazer ritualizado aplica-se apenas aos nossos próprios comportamentos. Por exemplo, a psicóloga não ia sentir qualquer satisfação, mas sim frustração, ao ver alguém a meter açúcar no café em duas vezes.»

Via TVI 24.

0 comentários:

Enviar um comentário