quinta-feira, 25 de Julho de 2013

Novo livro revela os obscuros bastidores da Cientologia


«Lavagem cerebral em crianças, manipulação, chantagem, cárcere privado, exploração do trabalho, egos insuflados, celebridades, luxo, glamour. Estes são apenas alguns dos aspectos da cientologia, a religião seguida e divulgada amplamente por estrelas do cinema americano como Tom Cruise e John Travolta, que são retratados num relato de 600 páginas feito pelo escritor Lawrence Wright no livro A Prisão da Fé - Cientologia, Celebridades e Hollywood.

Vencedor do prémio Pulitzer, colunista e repórter da revista New Yorker e investigador do Centro de Direito e Segurança da Universidade de Nova Iorque, Wright trouxe à tona os bastidores do enigmático culto através de mais de 200 entrevistas com cientólogos e ex-membros da igreja, a maioria deles a falar pela primeira vez com um jornalista.

Em entrevista, contou como os cientólogos tiveram um papel preponderante nos três divórcios de Tom Cruise, explicou por que faz paralelos entre as práticas da seita com as da China comunista e também das centenas de ameaças que recebeu por causa do livro, que revela a personalidade controversa do seu fundador L. Ron Hubbard, um homem que fez planos de viver 200 anos e afirmou já ter visitado uma lua de Vénus.

Lawrence Wright não considera, contudo, que os cientólogos sejam horríveis. Eles professam uma religião bastante esotérica que muitos acham bizarra. No entanto, há muitas religiões estranhas no mundo. O problema dentro da igreja tem a ver com o abuso dos seus membros, refere, especialmente os clérigos, que habitualmente são recrutados quando crianças.

Questionado por que é que algumas celebridades deixaram a cientologia e outras, como Tom Cruise e John Travolta, não o fizeram, respondeu: "É difícil para alguém deixar uma organização da qual fez parte por muito tempo, especialmente quando amigos próximos e familiares ainda fazem parte dessas organizações. Isso funciona igualmente com celebridades. Muitos deles, como Paul Haggis [argumentista e actor de filmes como Casino Royale e Menina de Ouro], fizeram grandes doações em dinheiro, há uma natural relutância em admitir que se comprometeu tanto tempo, energia e recursos para uma organização que pode não ter sido capaz de cumprir as suas promessas."

O dogma do grupo é promovido como cientificamente incontestável (...). A resistência não é só imoral, é ilógica e anticientífica. Para alicerçar essa noção, constringe-se a linguagem através do recurso denominado "chavão limitador do pensamento". Os mais abrangentes e complexos problemas humanos são comprimidos em frases breves, acentuadamente redutivas e de aparência definitiva, facilmente memorizadas e expressas. Elas tornam-se o início e o fim de qualquer análise ideológica. Por exemplo, os comunistas chineses descartavam a busca da expressão individual e a exploração de ideias alternativas como exemplos de "mentalidade burguesa". Na cientologia, termos uma "pessoa supressiva" e "potencial fonte de problemas" tem um papel semelhante: declarar lealdade ao grupo e tirar as discussões da mesa.

Relativamente aos divórcios de Tom Cruise, o especialista é peremptório. "A cientologia certamente teve um papel no fim dos três casamentos de Tom Cruise. No seu casamento com Mimi Rogers, que foi quem o levou para a cientologia primeiramente, dois executivos da cientologia levaram os papéis do divórcio e pediram-lhe que ela os assinasse. No caso de Nicole Kidman, os líderes da igreja sempre tiveram reservas em relação a ela por causa do seu pai, que é um conhecido psicólogo na Austrália. A igreja acredita que psicólogos e psiquiatras são do mal e qualquer pessoa que tenha ligação com eles é considerada suspeita. Já no caso de Katie Holmes, o problema é que ela é muito comprometida com o catolicismo e aparentemente ela não queria criar a sua filha Suri nas escolas da cientologia [o livro relata o uso de lavagem cerebral em crianças]."»

Via Diário Digital. Mais informações sobre a Cientologia e outros cultos extravagantes aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário