O Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa acaba de divulgar no seu site os primeiros semifinalistas da edição de 2013, adicionando ainda informação sobre o júri que seleccionará, em Setembro, os finalistas, e, em Novembro, os vencedores.
Entre os semifinalistas da Categoria Romance, estão contemplados, para além de autores brasileiros, três portugueses: António Lobo Antunes, Lídia Jorge e Valter Hugo Mãe, assim como o angolano Pepetela e o moçambicano Mia Couto.
Nesta primeira etapa de votação, um júri de 280 profissionais de literatura em língua portuguesa indicados pela curadoria seleccionou através de votação on-line 63 semifinalistas ao prémio, de um total de 450 livros inscritos, todos eles publicados no Brasil, no ano de 2012.
Estão classificados para a próxima etapa 63 livros, ao contrário dos 60 habituais – 20 de cada categoria – devido ao empate na categoria poesia e dois empates na categoria romance. Assim, estão em concurso 21 livros na categoria poesia, 22 na categoria romance e 20 livros na categoria conto/crónica.
O grande vencedor do Prémio Portugal Telecom 2012 foi o escritor e poeta Valter Hugo Mãe, escolhido entre os vencedores das três categorias:
Categoria poesia: Junco, de Nuno Ramos, Iluminuras;
Categoria romance: A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe, Companhia das Letras;
Categoria Conto/Crónica: O anão e a ninfeta, de Dalton Trevisan, Record.
Os vencedores de cada categoria recebem os seguintes prémios:
Prémio Portugal Telecom Romance: 50 mil reais
Prémio Portugal Telecom Poesia: 50 mil reais
Prémio Portugal Telecom Conto/Crónica: 50 mil reais
Grande Prémio Portugal Telecom 2013: +50 mil reais
0 comentários:
Enviar um comentário