terça-feira, 4 de Junho de 2013

De RkReÜAÜG a Kraftfahrzeug-Haftpflichtversicherung


«A mais longa palavra em alemão, Rindfleischetikettierungsüberwachungsaufgabenübertragungsgesetz, deixou oficialmente de existir. O termo referia-se a uma lei sobre a delegação de monitorização de classificação de carne de bovino.

A palavra foi revogada por um parlamento regional depois de a União Europeia ter suspendido uma recomendação para realizar testes à BSE em gado saudável, segundo o The Telegraph.

A língua alemã é conhecida pelos seus substantivos compostos, que podem ficar tão compridos que tem que se usar abreviaturas. No caso desta palavra agora abolida, os alemães usavam habitualmente a abreviatura RkReÜAÜG, mas até uma palavra do dia-a-dia, como Lastkraftwagen ("camião") é geralmente substituída por "Lkw".

Segundo disse à agência de notícias alemã DPA o professor Anatol Stefanowitsch, especialista em línguas, Rindfleischetikettierungsüberwachungsaufgabenübertragungsgesetz era a palavra "autêntica" mais longa da língua alemã.

O termo era considerado uma palavra legítima pelos estudiosos de línguas porque aparecia em textos oficiais, mas na realidade nunca chegou a figurar no dicionário, já que os autores do dicionário de alemão estandardizado Duden levam em conta o uso das palavras por parte das pessoas para decidir a sua inclusão no compêndio.

Segundo o Duden, a mais longa palavra do dicionário é Kraftfahrzeug-Haftpflichtversicherung, que se refere a "seguro de responsabilidade civil automóvel".

Mas o Livro de Recordes do Guiness aponta que a mais longa palavra alemã usada no dia-a-dia é Rechtsschutzversicherungsgesellschaften, que se refere a "empresas seguradoras que providenciam protecção legal".

Em teoria, uma palavra em alemão pode ser infinitamente longa, justapondo vários substantivos. A mais longa palavra alguma vez criada em germânico tem 80 letras: Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft ("Associação dos Oficiais Subordinados do Gabinete de Chefia dos Serviços Eléctricos dos Barcos a Vapor do Danúbio").»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário