quinta-feira, 20 de Junho de 2013

MOTELx 2013 inspira-se em curta-metragem de terror


A 7.ª edição do MOTELx vai ficar marcada por uma iniciativa inédita em parceria com a produtora audiovisual Take it Easy: a criação de uma curta-metragem de terror que servirá de base para a identidade gráfica do MOTELx 2013. Todos os materiais gráficos, inspirados na curta-metragem, ficaram a cabo da agência de publicidade BY.

A partir desta curta-metragem, que envolve uma nave, uma tripulante sobrevivente e, claro, um monstro, será desenvolvida a campanha de divulgação do MOTELx, entre os quais o spot que vai ter várias versões que poderão ser vistas no cinema, na TV e noutros suportes. A ilustração do poster do evento ficou a cabo de Filipe Alves, da agência BY.

A primeira apresentação desta curta-metragem – que só será exibida na íntegra na sessão de abertura oficial do MOTELx 2013 (quarta-feira, 11 de Setembro, no Cinema São Jorge) – vai acontecer já no Super Bock Super Rock, de 18 a 20 de Julho, sob a forma de um spot publicitário transmitido nos ecrãs do festival de Verão, no Meco.

Jerónimo Rocha, realizador da curta-metragem, explica: «Depois de ter realizado o spot do ano passado – que envolvia um gigantesco monstro feito de edifícios a caminhar sobre uma Lisboa envolvida em nevoeiro e destruição – fiquei com vontade de me virar lá para fora, para o espaço. Para o terror no espaço. A esta vontade juntou-se o desejo de experimentar as velhas técnicas de efeitos especiais e visuais que estão associados ao cinema de Terror desde os seus primórdios: queria abandonar o 3D e voltar à maquilhagem e aos practical effects, à construção de modelos e miniaturas, à criação de monstros em látex».

E confessa qual foi a sua principal fonte de inspiração: «Pegando na premissa do clássico Alien (1979) - que, para mim, encerra em si da forma mais simples e pura tudo o que há a saber sobre o terror no espaço -, construí uma pequena situação que punha em confronto uma rapariga e um ente diabólico dentro de um colossal cargueiro/refinaria espacial em rota de colisão com um planeta alienígena. A pequena sequência foi crescendo e crescendo na minha cabeça e, como que uma granada sem cavilha, explodiu-me nas mãos.»

O MOTELx pretende com esta oportunidade dar a conhecer o processo criativo do cinema de terror e para isso haverá, entre 11 e 15 de Setembro, no Cinema São Jorge, dois workshops: um, de efeitos especiais com João Rapaz e Helena Batista, que criaram os efeitos especiais desta curta-metragem, e um de stop motion, com Bruno Caetano, responsável pela construção da nave utilizada no filme.

O festival é organizado pelo CTLX – Cineclube de Terror de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC E.M., como parceiros estratégicos, e em co-produção com o Cinema São Jorge. O MOTELx conta com o patrocínio do Grupo Multipessoal, dos Hotéis Belver e dos Hotéis Real e com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual e da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

0 comentários:

Enviar um comentário