quinta-feira, 4 de Abril de 2013

O Corpo Humano (Paolo Giordano)


O Corpo Humano
Por: Paolo Giordano
Edição: Bertrand Editora
Título original: Il Corpo Umano
Tradução: Diogo Madre Deus
Páginas: 248
PVP: 16,60 €
Compre aqui


Paolo Giordano, autor de A Solidão dos Números Primos está de regresso com um novo livro, um romance sobre a guerra no Afeganistão, a guerra das relações íntimas, emocionais e familiares e a guerra, invisível e perigosa, contra nós próprios. Uma guerra testemunhada pelo próprio.

Leia abaixo a sinopse de O Corpo Humano:
O Corpo Humano é um romance sobre a guerra no Afeganistão, a guerra das relações íntimas, emocionais e familiares e a guerra, invisível e perigosíssima, contra nós próprios. Uma guerra que o autor sentiu na pele. Foi em 2010 que embarcou numa viagem ao Afeganistão com o exército italiano para escrever uma pequena reportagem, a envolvência foi de tal forma que começou a escrever este livro.

Quando os jovens soldados se preparam para partir para o Afeganistão, ainda não sabem que o sítio para onde vão é um dos mais perigosos do conflito. Lá não existe nada, apenas pó, e o sol é tão forte que provoca conjuntivite. À noite, não se pode ligar as luzes para não atrair os morteiros. À sua espera no local encontra-se o médico tenente Alessandro Egitto que permanece no Afeganistão, naquela «bolha de segurança» precária por escolha própria, de maneira a escapar a uma situação pessoal mais perigosa que uma guerra de armas.

Exaustos pelo calor, pelo tédio e pelo medo de uma ameaça que parece mais real a cada dia que passa, os soldados tentam reconstruir uma vida que lhes seja familiar, aprofundando amizades e conflitos entre eles, tentando todas as formas de distração.

Só à noite são assaltados pela memória. No silêncio absoluto podem sentir a batida do próprio coração, o som dos outros órgãos internos – a incessante atividade do corpo humano. Chegado o momento de penetrar em território inimigo, irão descobrir que é também tempo de lidar com aquilo que deixaram para trás, em casa. Quando regressarem, terão irreversivelmente atravessado a fronteira que separa a juventude da idade adulta.
Confira abaixo uma entrevista ao autor sobre o livro (em italiano).


0 comentários:

Enviar um comentário