quarta-feira, 3 de Abril de 2013

Sítio brasileiro oferece cursos universitários gratuitos on-line


«Portugal e os países africanos lusófonos estão "a descobrir" um sítio brasileiro na Internet que oferece cursos gratuitos e com legendas em português das mais prestigiadas universidades do mundo, disse [ontem] um dos fundadores da plataforma digital.

"Apesar de nosso maior público estar no Brasil, o mundo lusófono já está a descobrir o Veduca", disse à agência Lusa Carlos Souza, um dos criadores do sítio electrónico.

O Veduca, a funcionar desde Março de 2012, é uma plataforma na Internet que reúne e fornece gratuitamente cursos online das mais prestigiadas universidades do mundo - como Harvard, Princeton, Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - com legendas em português.

"No nosso ranking de visitantes por países, Portugal, por exemplo, já representa o terceiro principal país de origem de tráfego, depois dos Estados Unidos. Os países lusófonos da África também já representam parte do tráfego de usuários assíduos do Veduca", indicou Souza, que é engenheiro aeronáutico.

"Acreditamos que o impacto seja extremamente positivo (nos países lusófonos), pelas mesmas razões que acreditamos ser importante nosso trabalho no Brasil, onde a oferta de ensino superior de qualidade é restrita a uma minoria privilegiada da população", declarou.

O grande objectivo do Veduca, de acordo com Souza, "é democratizar o acesso à educação de alta qualidade".

Inúmeras universidades e fundações do mundo já oferecem cursos online gratuitos em plataformas como o Udacity (www.udacity.com), o Coursera (www.coursera.com), o EDX (www.edx.com), o MiríadaX (miriadax.net), entre outros, sendo que algumas iniciaram as actividades no início dos anos 2000.»

Via Sol.

1 comentários:

DJ EMPIRE PT diz:

GRANDE IDEIA =D

Enviar um comentário