segunda-feira, 1 de Abril de 2013

Io Sono Li vence 8 ½ Festa do Cinema Italiano


A sessão de encerramento de 8 ½ Festa do Cinema Italiano consagrou Io sono Li de Andrea Segre como filme vencedor da 6.ª edição, que recebeu mais de 11.000 pessoas nas salas e eventos do festival. Io sono Li recebeu o Prémio Oficial Rottapharm Madaus e o Prémio do Público. O actor Valerio Mastandrea, protagonista do filme em competição Gli Equilibristi de Ivano Matteo, recebeu a Menção Honrosa do Júri.

O realizador Bruno de Almeida, o programador cultural e diretor artístico Giacomo Scalisi, o actor Marcello Urgeghe e o crítico de cinema João Lopes formaram o júri de 8 ½ Festa do Cinema Italiano. O Prémio do Público foi determinado pelos espetadores do festival que, através de votação direta no final das sessões, voltaram a eleger Io Sono Li de Andrea Segre. O grande vencedor vai ser distribuído em sala, brevemente, pela associação Il Sorpasso, organizadora do festival.

Io sono Li conta a história de Shun Li, uma mulher que trabalha num laboratório têxtil na periferia de Roma para obter os documentos necessários à chegada do filho a Itália. De repente, é transferida para perto de Veneza, para trabalhar como empregada de balcão numa taberna que Bepi, pescador de origem eslava, chamado «O Poeta», costuma frequentar. O encontro entre eles é uma fuga poética da solidão, um diálogo silencioso entre culturas diferentes que já não são distantes. Esta amizade, porém, incomoda quer a comunidade chinesa quer a local, que se opõem a esta relação da qual talvez ainda tenham demasiado medo.

8 ½ segue em Abril até Coimbra (de 2 a 5), ao Porto (de 4 a 7), ao Funchal (de 11 a 14) e Loulé (de 19 a 21). Em Junho, prossegue para Luanda (de 6 a 9).

0 comentários:

Enviar um comentário