quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013

Óscares 2013: Lincoln


Título em Portugal: Lincoln
Género: Biografia/Drama/História
Duração: 150 minutos
Orçamento: 65 Milhões
Realização: Steven Spielberg
Produção: Steven Spielberg, Kathleen Kennedy
Argumento: Tony Kushner
Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, Tommy Lee Jones,
Joseph Gordon-Levitt, David Strathaim, James Spader, Hal Holbrook
Tagline: Shall we stop this bleeding?


Em Janeiro de 1865, Abraham Lincoln procura garantir os apoios necessários para passar na Câmara de Deputados uma 13.ª emenda à Constituição dos Estados Unidos com o objectivo de abolir formalmente a escravidão no país. Não sentiram os olhos pesados ao ler esta sinopse? Então pode ser que gostem de Lincoln. A todos os outros se recomenda que se mantenham longe, muito longe, do mais recente filme de Spielberg.

Sim, é verdade que Daniel Day-Lewis faz um excelente trabalho. A ser esse o caso, o Óscar de Melhor Actor não lhe será nada mal entregue, mesmo que já tenha tido interpretações mais fortes ao longo da carreira (My Left Foot, Gangs of New York, etc.). O problema é que esse é o grande ponto do filme, já que, na prática, Lincoln são duas horas e meia de política americana. Discutem-se estratégias, garantem-se votos e vota-se. É isto. Nem sequer é a biografia de Lincoln, apenas esse episódio da sua vida, no qual a acção é quase nula e o drama pouco envolvente.

E no entanto, mesmo sendo o mais fraco dos nomeados, Lincoln é também o grande favorito à vitória, ou não estivessem envolvidos o historial de Spielberg e o simbolismo da figura de Lincoln. Nunca se deve subestimar o conservadorismo patriota dos membros da Academia.

Texto: Tiago Matos

Artigo publicado na edição #18 da Revista 21

2 comentários:

Finalmente alguém que concorda comigo... Este filme foi uma das maiores desilusões que apanhei no cinema nos últimos tempos...

nem acredito que este filme possa ser favorito
se não tivesse visto com amigos tinha adormecido

Enviar um comentário