quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013

16 milhões de chinesas estão casadas com gays


«Cerca de 16 milhões de chinesas estão casadas com um marido homossexual, revela um estudo feito pela Universidade de Quingdao. Os casamentos de fachada são justificadas pelas pressões sociais, financeiras, pelas expectativas familiares e por uma cultura ainda bastante tradicional.

Apesar de casados, aqueles homens mantêm relações extra-conjugais homossexuais, disse Xu Bin, representante do Grupo GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), de Pequim. Em Xangai, por exemplo, realizam-se alguns bailes semanais destinados a homens homossexuais que deixam o cônjuge em casa.

Um dos casos é o de Xiyade, um artista plástico de 48 anos, que se casou apesar de saber que era homossexual. O artista diz saber que é gay desde os 24 anos, mas que só teve coragem para deixar a mulher há 10 anos. Legalmente, porém, continua casado com a mulhr, embora mantenha uma relação com um homem há oito anos.

No entanto, o número de divórcios e de pedidos de anulação de casamentos tem aumentado. Segundo o estudo conduzido por Zhang Beichuna, as mulheres estão a rejeitar o casamento de fachada, mas pedem, sobretudo, a anulação do casamento para evitar o estatuto de divorciadas.

Também acontece ao contrário, há mulheres que se casam, apesar de serem lésbicas.

Xu Bin – que criou grupos de discussão e encontros para mudar o panorama social e evitar o preconceito - decidiu também criar um programa de assistência, por telefone, para aquelas mulheres.

Na China, até 2001 a homossexualidade era considerada uma doença mental. Actualmente, o número de homossexuais no país pode ascender a 50 milhões, 70% dos quais são casados, segundo estima o estudo.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário