sexta-feira, 25 de Maio de 2012

Instituto da Mulher vs. Alfa Romeo Giulietta


«O anúncio [ao Alfa Romeo Giulietta] é exibido há vários meses em Portugal, mas em Espanha houve quem o achasse sexista. A marca automóvel italiana agiu preventivamente e retirou-o do ar.

"Olha-me, toca-me, incita-me, provoca-me, seduz-me, controla-me, protege-me, grita-me, relaxa-me". O texto da versão espanhola do anúncio do Alfa Romeo Giulietta é composto por estes nove verbos (a versão portuguesa é diferente), mas o Instituto da Mulher, um organismo público, contesta fortemente a utilização de dois deles. "Grita-me" e "controla-me", argumenta o instituto, promovem "a violência de género" e a ideia de que "é normal gritar e controlar uma mulher».

A queixa foi dirigida por carta à companhia automóvel, que no passado dia 14 decidiu suspender a campanha publicitária, apesar de sublinhar que não recebeu qualquer queixa durante os vários meses em que o anúncio foi exibido. Nas edições online dos principais diários espanhóis, a esmagadora maioria das críticas são dirigidas ao Instituto da Mulher e não à Alfa Romeo. E na era da austeridade, são vários os leitores que sugerem a extinção do instituto.»


Ler no Sol.

0 comentários:

Enviar um comentário