segunda-feira, 21 de Maio de 2012

Aplicação para iPhone reconhece rostos em fotos


«Imagine tirar uma foto de um grupo de amigos e o seu telemóvel inteligente revelar instantaneamente a identidade de todos os fotografados. Uma nova aplicação para o iPhone, o KLiK, realiza reconhecimento facial em tempo real para identificar pessoas em fotos.

"É a nossa mais recente evolução da plataforma e do produto ao consumidor que ofereceremos", disse Gil Hirsch, presidente-executivo da plataforma de tecnologia de reconhecimento facial Face.com, que lançou o produto. "Percebemos que em festas ou eventos, muitas fotos estavam a ser tiradas mas poucas estavam a ser identificadas", disse.

Ao ligar com o Facebook, a aplicação examina fotos de amigos para desenvolver um perfil facial de todos os amigos de uma rede de utilizador. O app identifica as pessoas ao comparar os rostos mostrados pelas fotos a esses perfis. Porque o app depende da ligação com o Facebook, apenas os membros da rede de amigos de um utilizador serão identificados. "Não será possível fotografar um desconhecido na rua e conseguir a sua identidade", disse Hirsch.

Mas a aplicação inclui um modo de aprendizagem para uso com amigos que não participam do Facebook. Permite que os utilizadores ensinem a aplicação sobre a identidade de uma pessoa ao apontar a câmara para ela e registar manualmente o seu nome. "É tudo privado e fica no seu aparelho", explicou Hirsch, acrescentando que a pessoa depois disso seria identificada automaticamente. "Uso o recurso para identificar os meus filhos e mais tarde localizar facilmente todas as fotos que tiro deles", disse. Os utilizadores também podem usar filtros ao estilo do Instagram e partilhar fotos via Facebook, Twitter e e-mail.

Ainda que o app só possa identificar amigos do utilizador no Facebook ou pessoas cujas idades tenham sido registadas manualmente, alguns críticos preocupam-se com questões de privacidade."O sistema foi criado do zero para preservar a privacidade e propiciar diversão social, sem nada de sinistro", reage Hirsch. A empresa criada em 2009 desenvolveu diversos outros apps, entre os quais o Photo Finder, que pesquisa as fotos nas páginas de amigos no Facebook para localizar fotos que não tenham sido identificadas.»

Ler no Diário Digital e aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário