quinta-feira, 24 de Maio de 2012

Imaginarius arranca amanhã em Santa Maria da Feira


«A 12.ª edição do Imaginarius - Festival Internacional de Rua de Santa Maria da Feira apresenta nessa cidade, entre sexta-feira e domingo, cerca de 70 encenações de 50 produções diferentes, por 37 companhias e artistas de oito países.

A direcção do certame foi este ano entregue a Hugo Cruz, José Manuel Cardoso e Cristina Pedrosa, três profissionais que, ligados à autarquia e à empresa municipal Feira Viva, acompanharam a evolução do festival ao longo dos anos e prometem agora uma programação "mais preenchida, mais dinâmica e que abrange uma maior reflexão sobre temas da actualidade" - tudo em três dias de artes de rua a partir das 10h00, sempre com entrada livre, à excepção de dois espectáculos.

Teatro físico, artes circenses, música, dança e instalação são apenas alguns dos registos a explorar no Imaginarius deste fim-de-semana, já que, a par do teatro de rua no sentido mais literal do termo, o certame integra também o programa paralelo "Mais Imaginarius", vocacionado para diversos tipos de intervenção artística no espaço urbano. Até sexta-feira, a programação oficial do evento inclui ainda uma série de oficinas abertas a profissionais e artistas, como a formação promovida pelos técnicos do Festival Internacional de Marionetas do Porto e o workshop orientado pelo italiano Carlo Boso, referência europeia da comédia.

Geograficamente, o Imaginarius também se alarga a novos espaços - como o antigo matadouro municipal e a estação de comboios da Linha do Vouga - e esse crescimento é acompanhado pelo reforço da oferta de autocarros da Transdev na ligação entre a Feira e o Porto, ao preço especial de dois euros, ida e volta. No sábado, está ainda prevista para a envolvente das piscinas outra novidade da edição de 2012: um "Flea Market Imaginarius" que, entre as 17h00 e as 23h00, irá acolher a venda de velharias por utilizadores previamente registados, após o que o local continuará a receber espectáculos até à madrugada de domingo.

Mais detalhes sobre horários e sinopses de espectáculos e sobre as companhias convidadas para o evento podem consultar-se na página www.imaginarius.pt

Ler no Sol.

0 comentários:

Enviar um comentário