«Mais de 2300 filmes apresentaram a candidatura ao festival Avanca 2012 - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, noticia a agência Lusa.
Foram já rececionados filmes de longa e curta-metragem, abarcando a ficção, a animação e o documentário, produzidos em 69 países, para a competição deste ano, cujo prazo de inscrição para filmes inéditos termina a 11 de junho. "Estes números são particularmente significativos, uma vez que o Avanca 2012, além da exigência do carácter inédito das obras, exige igualmente que os filmes não estejam disponíveis no espaço da web", consideram os organizadores.
Espanha é o país com mais filmes inscritos, Coreia do Sul, Irão e o Iraque são os países da Ásia mais representados, sendo Israel o país do Médio Oriente que mais produção apresenta. Do continente americano contam-se filmes do Brasil, Estados Unidos e Canadá, enquanto a Oceânia está representada com obras da Austrália. África continua a ser o continente com menor representação fílmica, no Festival.
Além dos filmes, o Festival Avanca é um ponto de encontro com personalidades do mundo do cinema e um espaço de formação internacional na área dos audiovisuais. O festival cumpre este ano, no final de julho, a sua 16.ª edição ininterrupta, integrando workshops, conferências, exposições e várias competições de filmes. O Festival Avanca 2012 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e da Câmara de Estarreja.»
Ler na TVI 24. Mais informações aqui.
0 comentários:
Enviar um comentário