terça-feira, 22 de Maio de 2012

Facebook pede desculpa por apagar fotos «inapropriadas»


«Grayson James Walker viveu escassas oito horas. Os pais já sabiam que o bebé nasceria com malformações e que teria poucas horas de vida. Contrataram um fotógrafo profissional para imortalizar os momentos e colocaram as fotos no Facebook, que as removeu por considerar pelo menos uma delas “inapropriada”. Desatada a polémica, a rede social reconsiderou e pediu desculpas aos pais. As fotos voltaram a estar disponíveis.

Grayson nasceu com uma malformação rara - anencefalia - que fez com que nascesse com a parte esquerda do cérebro exposta. Mesmo sabendo que o filho apenas viveria algumas horas, os pais - Heather e Patrick Walker, de Memphis, Tennessee (EUA) - contrataram um fotógrafo profissional para imortalizar o pouco tempo que eles e os dois irmãos mais velhos passariam com o bebé. Na maioria das imagens em questão, o bebé tem sempre a cabeça coberta com gorros e em momento algum as imagens são chocantes ou explicitamente perturbantes. Porém, na semana passada a mãe, Heather, publicou pelo menos uma imagem do bebé sem qualquer gorro na cabeça, mostrando exactamente como nasceu - e morreu - o seu filho.

“Estava farta de ter de esconder o meu filho e a maneira como ele nasceu só para conforto dos outros. Sentia que as pessoas poderiam ficar assustadas ou ofendidas porque a sua cabeça não se parecia à cabeça dos outros bebés. Porém, num impulso, durante o meu processo de luto, senti que deveria ter orgulho e não me preocupar com os pensamentos dos outros. Após um click, a fotografia de Grayson foi publicada”, explicou Heather, citada pelo Daily Mail.

Foi precisamente a partir deste momento que o Facebook resolveu remover as imagens, alegando conteúdo inapropriado, perante o espanto e a revolta dos pais e restante família e amigos. Quando a história chegou aos media e a revolta dos pais encontrou eco na opinião pública, o gigante tecnológico acabou por voltar atrás na sua decisão e emitiu um comunicado em que pede desculpa aos pais pelo sucedido. “Após uma investigação, concluímos que a fotografia não viola as nossas directivas e que foi removida por engano (...) Ocasionalmente erramos e removemos conteúdos que não deveriam ser removidos (...) Apresentamos as nossas condolências à família e pedimos as nossas mais sinceras desculpas por qualquer inconveniente”, indicou a rede social em comunicado.

O Facebook acrescentou igualmente que a imagem só foi removida depois de ter sido denunciada por outros utilizadores.»

Ler no Público.

1 comentários:

A Humanidade está a ficar louca..., desde quando é que ter orgulho num filho passa por pôr imagens dele no facebook e passar as poucas horas que lhe restam em frente a um (desconhecido) fotógrafo? Que tristeza...

Enviar um comentário