quarta-feira, 16 de Outubro de 2013

A Casa de Matriona seguido de Incidente na Estação de Kotchetovka (Aleksandr Soljenítsin)


A Casa de Matriona seguido de Incidente na Estação de Kotchetovka
Por: Aleksandr Soljenítsin
Edição: Sextante Editora
Páginas: 152
PVP: 15,50 €

A Sextante Editora publica no dia 25 deste mês um livro que, sendo pela primeira vez traduzido directamente do russo, é composto por duas novelas sobre episódios reais, publicadas originalmente em revistas russas no período do degelo após a morte de Estaline.

Confira abaixo a sinopse de A Casa de Matriona seguido de Incidente na Estação de Kotchetovka:
A casa de Matriona é não só uma das mais belas obras de Soljenítsin como também uma das que mais influenciaram a literatura russa. Velha camponesa reformada, Matriona esconde um coração puro e uma alma justa. Sempre pronta a ajudar apesar da miséria em que vive, ela acolhe em sua casa o narrador, um professor regressado do Gulag que vai encontrar nessa casa a Rússia profunda, ainda impregnada de cristianismo. A tragédia entra no relato com a chegada do cunhado de Matriona, um velho ganancioso que tinha sido seu namorado…

Relato de grande lirismo popular, esta novela marcou o início da procura das raízes russas destruídas pela revolução.

Em Incidente na estação de Kotchetovka, o tenente Zotov, em plena Segunda Guerra Mundial, vê surgir, por entre comboios de soldados selvagens, um homem afável, à civil, que perdeu os seus papéis militares. Zotov é conquistado pelas suas boas maneiras. Mas, pouco a pouco, a dúvida insinua-se…

0 comentários:

Enviar um comentário