sexta-feira, 20 de Setembro de 2013

Grand Theft Auto V bate recorde no lançamento


«Grand Theft Auto V, a mais recente versão do videojogo conhecido tanto pela violência e sexismo como pelo vasto mundo virtual que pode ser explorado, chegou à meia-noite de terça-feira às lojas e conseguiu nas primeiras 24 horas vendas na ordem dos 800 milhões de dólares (quase 600 milhões de euros) — um recorde para aquela que já é a maior indústria cultural do mundo.

Os dados foram divulgados pela distribuidora Take-Two Interactive Software, sendo que o jogo mais caro de sempre teve uma resposta por parte dos fãs que ultrapassou todas as expectativas e os 500 milhões de dólares que a quarta edição tinha conseguido há cinco anos durante a primeira semana.

Com este resultado, GTA V ultrapassou, por exemplo, Call of Duty: Black Ops 2, que conseguiu mil milhões em 15 dias quando foi lançado em Novembro de 2012, escreve o site de tecnologia Mashable. Quanto a número de unidades vendidas, a Take-Two não quis avançar dados, sendo que há três versões do jogo com preços que vão dos 59,99 dólares aos 149,99 dólares.

A concepção do jogo terá custado 270 milhões de dólares, segundo a AFP, um valor que pode ser comparável ao orçamento de alguns blockbusters de Hollywood. Desde a sua criação, a popular série já vendeu mais de 114 milhões de cópias.

O jogo desenrola-se num estado fictício inspirado na zona sul da Califórnia, de que faz parte uma cidade chamada Los Santos, uma recriação de Los Angeles (o antecessor desenrolava-se numa versão de Nova Iorque chamada Liberty City).

Os criadores do jogo transpuseram para o universo virtual muitos elementos bem conhecidos do mundo real, parodiando redes sociais (a versão do Facebook no jogo chama-se LifeInvader), empresas (a Apple é a Fruit) e livros (o best-seller erótico 50 Sombras de Grey chama-se Chains of Intimacy). Para além disto, há as habituais prostitutas, strippers, cenas de consumo de drogas e polícias que têm de ser abatidos a tiro. Muitos dos elementos do mundo de GTA podem ser explorados de forma paralela às missões que o jogador tem de executar.

Pela primeira vez, o jogador terá de controlar alternadamente três personagens em vez de apenas um, conduzindo-os numa sucessão de assaltos.

O primeiro GTA foi lançado há 16 anos e a série acabou por tornar-se uma das mais bem-sucedidas na história dos videojogos, granjeando milhões de fãs, a par de muitos críticos. O antecessor do novo título, GTA IV, tinha sido lançado já em 2008.

GTA V foi criado para a PlayStation 3 e a Xbox360, as consolas da Sony e da Microsoft de sétima geração, que estão prestes a ser substituídas no mercado por novos modelos.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário