quarta-feira, 18 de Setembro de 2013

Atropelar um jovem Hitler vale prémio de publicidade


«Um falso anúncio Mercedes Benz em que um Hitler criança é atropelado por um automóvel desta marca foi galardoado em Berlim com o prémio cinematográfico de novos talentos "First Steps Awards", na modalidade de publicidade.

O polémico anúncio, de que a Mercedes Benz, um dos patrocinadores do certame, se desvinculou desde o primeiro momento, mostra um moderno automóvel que circula por uma localidade rural com ar antigo e trava para evitar atropelar duas meninas.

Pouco depois, vê-se um menino correndo com um papagaio de papel, mas neste caso os comandos do carro não alertam o condutor para a presença do rapaz.

Com o barulho seco do atropelamento, por um instante vê-se uma imagem do ditador responsável pela Segunda Guerra Mundial e pelo Holocausto de milhões de judeus, enquanto a mãe grita: “Adolf!”.

O condutor do veículo foge então da aldeia, que se vê num cartaz tratar-se da austríaca Braunau am Inn, terra natal do líder nazi e o ecrã torna-se negro, para exibir o slogan: “Reconhece os perigos antes de aparecerem”.

O júri do prémio considerou que o controverso vídeo, que faz parte de um trabalho para a Escola de Cinematografia de Baden-Würtemberg, em Ludwigsburg, é merecedor do prémio, no valor de 10.000 euros, por ter “eficácia” e “obrigar o espetador a formar uma opinião”.

À pergunta sobre se deve um anúncio fictício utilizar marcas reais como juízes da vida e da morte, os membros do júri responderam que “sim”.

“Perante a perspetiva das críticas, o diretor Tobias Haase permanece fiel aos seus ideais artísticos; o setor criativo necessita de um tal defensor das ideias”, conclui o júri.

Quando o vídeo, que foi um êxito nas redes sociais, foi publicado, em finais de agosto, a Daimler, proprietária da marca Mercedes, divulgou um comunicado indicando que considerava “inadequado” incluir “a morte de uma criança, bem como o conteúdo relacionado com o nacional-socialismo” num anúncio, ainda que fosse “fictício”.»



Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário