sexta-feira, 20 de Setembro de 2013

Ele Está de Volta (Timur Vermes)


Ele Está de Volta
Por: Timur Vermes
Edição: Lua de Papel
Título Original: Er Ist Wieder Da
Tradução: João Henriques
Páginas: 304
PVP: 16,60 €
Compre aqui

A Lua de Papel acaba de anunciar a publicação de um dos mais interessantes e originais romances do ano. Já tínhamos dado a conhecer Er Ist Wieder Da (que nos chega com o título Ele Está de Volta) aqui, mas para quem não se recorda, é um livro que parte da seguinte premissa: «E se Hitler nunca tivesse morrido, mas apenas adormecido, e tivesse acordado em 2011, 66 anos depois do fim da guerra, na Alemanha de Angela Merkel?»

De referir ainda que o autor, que quis que as pessoas vissem Hitler como um ser humano e se rissem, não dele, mas com ele, virá a Lisboa no dia 23 de Setembro apresentar o livro que tanta polémica tem suscitado na Alemanha (vendendo perto de um milhão de exemplares) e que satiriza a obsessão dos alemães com Hitler.

Confira abaixo a sinopse de Ele Está de Volta:
Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Sente uma grande dor de cabeça. O seu uniforme tresanda a querosene. Olha à sua volta e não encontra Eva Braun. Nem uma cidade em ruínas, nem bombardeiros a riscar os céus. Em vez disso descobre ruas limpas e organizadas, povoadas de turcos, milhares de turcos. E gente com aparelhos estranhos colados ao ouvido.

Começa assim o surpreendente primeiro romance de Timur Vermes, situado na Alemanha de Angela Merkel, 66 anos depois do fim da guerra. Hitler ganha nova vida. Na sociedade espetáculo, dos reality shows e do YouTube, o renascido Führer é visto como uma estrela, um comediante, que uma televisão sequiosa de novidades acolhe de braços abertos.

A Alemanha da crise, do Euro ameaçado, da austeridade, vê nele um palhaço inofensivo. Mas ele é real, assustadoramente real. E, passo após passo, maquiavelicamente, planeia o seu regresso ao poder – por via da televisão.

Ele Está de Volta dividiu a crítica alemã. Mas o seu humor negro apaixonou os alemães, que tornaram o livro (a ser editado em 35 países) num inesperado bestseller.

Sátira ferocíssima a uma sociedade mediatizada, narrado num registo arrepiadoramente fiel ao Mein Kampf, tem tanto de romance político como de crítica de costumes. Afinal, a Alemanha de Merkel, dominadora, obcecada pelo poder e pelo sucesso, está pronta para o receber... e Ele Está de Volta.
Assista ainda ao booktrailer do livro:

0 comentários:

Enviar um comentário