segunda-feira, 16 de Setembro de 2013

O Coveiro vence Prémio Yorn MOTELx 2013


De entre as nove curtas-metragens a concurso, O Coveiro de André Gil Mata foi a curta-metragem vencedora da quinta edição do Prémio Yorn MOTELx 2013. O júri decidiu ainda atribuir uma menção especial à curta-metragem Desespero, de Rui Pilão.

O júri da única secção competitiva do festival, composto pelo humorista Nuno Markl, a jornalista Safaa Dib e pelo presidente da direcção do Razor Reel Fantastic Film Festival, Thierry Phlips, deu o Prémio Yorn MOTELx 2013 a O Coveiro, de André Gil Mata. «A sua concepção extraordinariamente poética, cumprindo o melhor da tradição literária do horror evidenciados numa narração ímpar, a sua composição técnica irrepreensível e de grande originalidade e a criação de uma história sobre marginais redimidos pelo amor e as estranhas criaturas da noite que povoam as trevas, esta proposta que combina o maravilhoso, o onírico e o horror», afimou o júri.

Desespero, de Rui Pilão, recebeu ainda uma menção especial pela estruturação dos elementos da história e pelo modo perturbante como expõe um lar enlouquecido pelo desemprego do pai de família.

A curta vencedora foi contemplada com um prémio monetário no valor de 3000 €, apoio em serviços de pós-produção no valor de 2500 € da Pixel Bunker, um fim-de-semana de inspiração proporcionado pelos Hotéis Belver e ainda o Méliès d'Argent para Melhor Curta-Metragem que automaticamente selecciona a curta para concorrer ao prémio anual Méliès d'Or para Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF) na cidade espanhola de Sitges, em Outubro.

Desde a sua primeira edição, em 2009, que o Prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa, é considerado como um dos pontos altos do festival, cumprindo um dos principais objectivos do MOTELx: o incentivo à produção nacional de filmes de terror. Este ano, o nome do prémio é partilhado com o patrocinador principal do festival, passando a designar-se Prémio Yorn MOTELx 2013.

Nomeados para o prémio estavam também os filmes Bílis Negra, de Nuno Sá Pessoa, Hair, de João Seiça, A Herdade dos Defuntos, de Patrick Mendes, Longe do Éden, de Carlos Amaral, O Monstro, de Alex Barone, Nico – A Revolta, de Paulo Araújo e Sara, de Miguel Ângelo.

Depois de cinco dias a mostrar o melhor cinema de terror nacional e internacional, o MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa terminou este domingo, dia 15. O MOTELx é o representante de Portugal na Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF), ao lado de outros importantes festivais como o festival de Sitges (Espanha), o BIFFF (Bruxelas) ou Frightfest (Londres).

O festival é organizado pelo CTLx – Cineclube de Terror de Lisboa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, E. E. M, como parceiros estratégicos, e em co-produção com o Cinema São Jorge.


0 comentários:

Enviar um comentário