quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013

Jogadores contra consolas que bloqueiam jogos usados


«De acordo com um inquérito organizado pela cadeia de lojas GameStop, 60 porcento dos jogadores não comprará uma consola que os impossibilite de desfrutar de jogos usados.

Esta informação foi tornada pública por Rob Lloyd, o CFO da GameStop, que na conferência Technology and Internet da Goldman Sachs disse que "os consumidores querem a possibilidade de jogarem jogos usados, querem portabilidade nos seus jogos, querem jogar jogos físicos. Se não tiverem qualquer uma dessas coisas é uma razão para não comprarem uma nova consola".

A preocupação de Rob Lloyd está ligada ao rumor de que os jogos da Nova Xbox incluirão um código de ativação, eliminando assim qualquer possibilidade de jogar um jogo usado. Não é certo se este também será o caso da PlayStation 4. A Sony registou uma patente que lhe permite bloquear os jogos usados, mas disse publicamente que não o faria.

O mercado dos jogos usados tem estado debaixo de fogo nos últimos anos. A introdução do Online Pass é uma medida de combate direto aos usados e uma forma das editoras/produtoras receberem uma percentagem dos lucros desse mercado. Por esta mesma razão é interessante saber que "apenas 4 porcento das nossas vendas de jogos usados são de lançamentos dos últimos 60 dias".

Outra limitação que poderá surgir, se os rumores forem reais, é a impossibilidade de pedir jogos emprestados, um hábito comum entre amigos entusiastas por videojogos.»

Via Eurogamer.

0 comentários:

Enviar um comentário