Serão Inquieto
Por: António Patrício
Edição: Assírio & Alvim
Páginas: 160
PVP: 12,00 €
Foi ontem publicada uma edição revista e aumentada de Serão Inquieto, que, para além de uma nova fixação do texto, que repara diversos erros presentes nas edições anteriores, apresenta uma secção com aforismos inéditos.
Leia abaixo a sinopse de Serão Inquieto:
Em 1910, António Patrício deu ao prelo a primeira edição do livro de contos Serão Inquieto. À série de contos «Diálogo com uma águia», «O precoce », «O homem das fontes», «Suze» e «O Veiga», seguem-se «Words», textos que António Patrício selecionou e transcreveu de um caderno de notas e atribui a um tal C.F., seu «ex-condiscípulo», que se despedira do autor «para casar, como outros se despedem para morrer», e que «não ferem sensivelmente a moral pública», sendo possivelmente «os senhores dirão — curiosas».
Em 1920, saía a segunda edição do livro, diferindo da primeira por apresentar uma Errata, que é extensível à edição de 1910, e mais umas notas que acrescentam as «Words».
A edição que agora se apresenta, da responsabilidade de David João Neves Antunes e Armando Nascimento Rosa, com colaboração heurística de Maria Manuela Martins Gamboa, resulta do confronto das duas edições anteriores e acrescenta-lhes uma terceira secção, inédita, constituída pelos «Aforismos».
0 comentários:
Enviar um comentário