quarta-feira, 3 de Outubro de 2012

Grande Prémio de Romance e Novela: Nomeados


«A Associação Portuguesa de Escritores (APE) anunciou [ontem] a lista de obras nomeadas ao Grande Prémio de Romance e Novela. O vencedor será revelado ainda este mês.

O Lago de Ana Teresa Pereira, As Luzes de Leonor de Maria Teresa Horta, Tiago Veiga de Mário Cláudio, O Complexo de Sagitário de Nuno Júdice e A Cidade de Ulisses de Teolinda Gersão são as cinco obras candidatas ao prémio da APE anunciadas pelo escritor José Manuel de Vasconcelos.

O presidente da direcção da APE, José Manuel Mendes, confirmou que o prémio mantém o valor de 15 mil euros. O apoio garantido pela Secretaria de Estado da Cultura ainda não é oficial. “Tivemos encontros que decorreram através do diálogo, com o entendimento dos propósitos e dificuldades de ambas as partes. Há-de chegar", disse José Manuel Mendes.

A direcção da APE espera que a entrega deste prémio não venha a ser perturbada. A opção de escolher cinco finalistas para o Grande Prémio de Romance e Novela não se aplicará às restantes categorias (Conto, Crónica, Ensaio, Literatura Biográfica, Poesia e Revelação).

O porta-voz e vice-presidente da direcção, José Correia Tavares, assinalou os 30 anos de entrega do prémio e confirmou a admissão de 103 obras submetidas ao prémio (todas publicadas em 2011), a maior participação de sempre desde 2007.

Gonçalo M. Tavares foi o vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela do ano passado com Uma Viagem à Índia.

Recorde-se que Maria Teresa Horta recusou recentemente receber o Prémio D. Dinis das mãos do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, pelo mesmo romance com que está nomeada para o Grande Prémio de Romance e Novela, As Luzes de Leonor

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário