quarta-feira, 25 de Julho de 2012

MOTELx anuncia programação


Foram ontem anunciados os filmes seleccionados para o Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa 2012, a única secção competitiva do festival. Este ano, o júri é constituído pelos músicos e cineastas Filipe Melo e Paulo Furtado (Legendary Tigerman) e por um convidado internacional a anunciar brevemente.

Os nomeados para o Prémio MOTELx 2012 são: Aconteceu no Interior (2012) de Ricardo Machado, Até Quando (2012) de Jorge Cramez, Bruxa de Arroios (2012) de Manuel Pureza. The Headless Nun (2012) de Nuno Sá Pessoa, Leito de Maldição (2011) de Paulo Teixeira Rebelo, Mutter (2011) de Tony Costa e Rafael Martins, O Princípio do Fim (2012) de Joel Rodrigues e André Agostinho, O Reino (2012) de Paulo Castilho, Silêncio (тиша) (2012) de Hélio Valentim e Ricardo Ferreira e Tormenta (2012) de Francisco Carvalho.

Além do prémio monetário de 3 mil euros, a partir desta edição, a curta vencedora recebe o Méliès d'Argent, ficando seleccionado para o Méliès d'Or Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído anualmente pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF). O prémio complementa-se com serviços de pós-produção vídeo na Pixel Bunker e pós-produção áudio na Obviosom, 5 mil e 3 mil euros respectivamente, um voucher da Odd School (800 euros) e um fim-de-semana de inspiração num dos Hotéis Belver.

Dario Argento, o maior nome do terror europeu ainda em actividade, é o convidado de honra da 6.ª edição do MOTELx. O pai da actriz Asia Argento tem quarto reservado no MOTELx. A retrospectiva dedicada ao realizador insere-se na secção Culto dos Mestres Vivos, onde se destaca a trilogia «As Três Mães» – Suspiria, Inferno e Mother of Tears - que faz a ponte entre os seus clássicos do início dos 80 e os trabalhos mais recentes.

Na programação do Serviço de Quarto, secção principal do MOTELx sobressai a nova proposta dos dois maiores acólitos do mestre italiano: os franceses Julien Maury e Alexandre Bustillo, que regressam com Livid; The Butterfly Room, primeira obra do italiano Jonathan Zarantonello, filmada nos EUA e tendo como protagonista a diva do terror europeu Barbara Steele ; o regresso da mais famosa saga de terror espanhola com [REC]3: Génesis de Paco Plaza; do Reino Unido, Inbred, comédia gore reminiscente dos Monty Python; da Tailândia o sucesso de bilheteiras, Laddaland; da Coreia do Sul, a animação The King of Pigs; e do Japão, o hiper-violento Red Tears.

Dois anos depois, a secção Japão Retro regressa ao MOTELx com retrospectiva de Nobuo Nakagawa (1905-1984), considerado o pai do terror nipónico. Serão projectados três filmes, incluindo o clássico Ghost Story of Yotsuya.

Da secção Quarto Perdido continuam a surgir tesouros desconhecidos do cinema de género feito em Portugal. Poucos saberão que a primeira colaboração entre o chileno Raoul Ruiz e o produtor Paulo Branco foi um filme de terror: O Território, inicialmente proposto a Roger Corman; este filme foi responsável por outro, tido como uma das obras-primas de Wim Wenders: O Estado das Coisas, Leão de Ouro no Festival de Veneza, influenciado pelas peripécias da produção do filme de Ruiz. Através destes filmes será recontada a história que junta em Sintra dois dos maiores nomes do cinema contemporâneo e o maior produtor português.

O festival inclui ainda eventos paralelos na Sala Montepio (ex-Sala 2). Destaca-se o regresso da mítica Noite de Jogos de Terror, em parceria com o Clube de Jogos, este ano, pela primeira vez, com uma animada Tarde de Jogos (Pouco) assustadores para toda a família.

De destacar também a masterclass Clones, os criadores de Papá Wrestling e Banana Motherfucker, a masterclass Capitão Falcão com o realizador João Leitão, e ainda a masterclass do escritor David Soares sobre o seu mais recente Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes.

A Odd School, escola especializada na indústria de entretenimento digital, associa-se este ano ao festival com uma vasta programação nesta sala que encerra com a masterclass do realizador Filipe Melo, a propósito do videoclip dos Moonspell, «Lickanthorpe».

A organização do MOTELx divulgará brevemente a programação completa da 6.ª edição do festival, onde se esperam mais novidades e surpresas.


0 comentários:

Enviar um comentário