sexta-feira, 27 de Julho de 2012

José Rentes de Carvalho vence Grande Prémio de Literatura Biográfica 2010/2011


«A Associação Portuguesa de Escritores (APE) atribuiu o Grande Prémio de Literatura Biográfica 2010/2011 ao livro Tempo Contado, da autoria de José Rentes de Carvalho, de acordo com o seu comunicado, [ontem] divulgado.

Tempo Contado, o livro, colige o diário de José Rentes de Carvalho, escrito nos anos de 1995 e 1996, e foi originalmente publicado na Holanda, onde o autor se fixou em 1956.


José Rentes de Carvalho, que nunca esquece as origens trasmontanas, nasceu em Vila Nova de Gaia, estudou Românicas e Direito em Lisboa, e abandonou o país da ditadura do Estado Novo, no início da década de 1950, por motivos políticos, passando a viver no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova Iorque e Paris, antes de se fixar na Holanda, como assessor do adido comercial do Brasil. Concluiu a licenciatura em Letras, com uma tese sobre Raul Brandão, na Universidade de Amesterdão, onde lecionou Literatura Portuguesa até 1988. A partir dessa data, dedicou-se exclusivamente à escrita.

Rentes de Carvalho é o autor de Montedor (1968), A Sétima Onda (1984) e A Amante Holandesa (2003), entre outras obras, somando mais de duas dezenas de títulos, tendo abordado os diferentes géneros, da crónica, ao conto, da novela, ao romance. La Coca é a última obra do escritor publicada pela Quetzal.

O Grande Prémio de Literatura Biográfica da APE foi atribuído por unanimidade a Tempo Contado, publicado em 2010. Dotado de cinco mil euros, o galardão é bienal e admitiu a concurso, nesta edição, 50 obras de escritores portugueses, publicadas por 25 editoras, entre biografias e autobiografias, memórias e diários. O prémio tem o patrocínio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Nas anteriores edições, o Grande Prémio de Literatura Biográfica da APE distinguiu Maria Teresa Saavedra, Eduardo Prado Coelho, Norberto Cunha, Cristóvão de Aguiar, João Bigotte Chorão e A. Campos Matos.  

Tempo Contado, de J. Rentes de Carvalho, foi editado pela Quetzal.»

Ler na Lux.

0 comentários:

Enviar um comentário