terça-feira, 24 de Julho de 2012

Escritora despe-se em protesto contra pirataria


A escritora e ex-acompanhante de luxo brasileira Vanessa de Oliveira teve 3 dos seus 6 livros pirateados no Peru. Foi a própria que o descobriu quando chegou à capital para participar na 17.ª Feira internacional do Livro de Lima e comprou na rua, a um vendedor ambulante, a sua obra pirateada Os 100 Segredos de Uma Garota de Programa.

Em protesto contra a pirataria, a autora decidiu então despir-se em frente ao Palácio do Governo do Peru, escrevendo no seu corpo a mensagem «Não à pirataria» e exigindo que sejam protegidos os direitos de autor dos escritores no país.

«Estou a fazer isto para que os meus livros não sejam mais pirateados em nenhuma parte do mundo», disse a escritora, que de imediato foi abordada pelos agentes que fazem a guarda ao palácio, exigindo que ela se vestisse e retirando-a do local. Mas a escritora não desistiu, pedindo a intervenção do governo local enquanto se retirava para se voltar a despir dentro do carro.

«Um país faz-se com cultura e com livros. Este é o primeiro país em que vejo livros pirateados a serem comercializados de forma tão desenfreada. No Brasil não há livros piratas. Aqui é assustador. Estou a fazer isto em nome de todos os escritores do mundo e o governo do Peru tem de tomar alguma providência.»

A repercussão do protesto foi imediata e rapidamente chegou aos principais jornais de todo o mundo. Até à data, Vanessa de Oliveira era essencialmente conhecida no Brasil, graças ao best-seller O Diário de Marise, onde confessa ter saído com mais de cinco mil homens.




Via Batalha do Ibope. Mais informações aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário