quarta-feira, 25 de Junho de 2014

As WAGs mais activas (e populares) do Mundial 2014



«WAG é a sigla que designa mulheres e namoradas dos futebolistas de top (deriva do inglês "wives and girlfriends"). Algumas são famosas já antes da relação, outras adquirem um novo estatuto quando se unem a jogadores de fama mundial. O certo é que as redes sociais são demonstrativas da popularidade de que gozam e nada como o Mundial de Futebol para mostrar quais as WAG mais populares.

De entre as mulheres e namoradas dos jogadores de futebol (WAGs) que estão a competir no Mundial 2014, Shakira – mulher do defesa central espanhol Piqué – é quem tem mais fãs na sua página de Facebook. A cantora ultrapassa os 97 milhões de seguidores, 500 mil dos quais ganhos na primeira semana da competição. Irina Shayk – namorada de Cristiano Ronaldo – surge em segundo lugar com mais de quatro milhões. Na terceira posição, e a última na casa dos milhões, está a namorada do brasileiro Neymar, Bruna Marquezine. Com mais de três milhões de seguidores, a página da atriz brasileira foi a que registou o maior crescimento, conquistando mais de metade dos fãs durante a primeira semana do Mundial de 2014.

Estes são alguns dos dados visíveis no ranking do desempenho, na primeira semana da competição (12 a 18 de junho), das páginas no Facebook das WAGs dos futebolistas que participam no Mundial 2014, levado a cabo pela E. Life – empresa pioneira e especialista em Inteligência de Mercado e Gestão do Relacionamento nas redes sociais.

No período em análise, a namorada de Jerome Boateng, da seleção alemã, Gina-Lisa Lohfink, foi a mais ativa no Facebook, com 53 posts e uma média superior a sete publicações por dia. Segue-se, com 23 publicações, Yolanthe Cabau, a namorada de Wesley Sneidjer, da Holanda. Em terceiro está Bruna Marquezine com um total de 15 publicações em sete dias. Com apenas dois posts, entre 12 e 18 de junho, a página de Irina Shayk é a menos ativa de todas.

Ao nível de engagement (métrica que relaciona interações com número de posts e de fãs), a página de Bruna Marquezine apresenta a média mais alta, com um resultado de 8,2 por cento. A brasileira é seguida, de muito perto, por Coleen Rooney. A mulher do jogador inglês Wayne Rooney regista um engagement de oito por cento e é a responsável pelo maior pico de todas, mais precisamente a 16 de junho. Nessa data, publica uma fotografia com os seus filhos e o postOff to Brazil! Come on England! x”. Com esta publicação, ultrapassou os 125 mil likes e 700 shares e aproximou-se dos 2.600 comentários.

A página de Shakira ganha em interações (resultado da soma de likes, shares e comments), com mais de quatro milhões de reações por parte dos utilizadores, sendo que os likes representam 97 por cento do total. Registou-se um pico de três milhões de interações na página no dia 15 de junho, data em que a cantora publicou uma fotografia de Piqué com o filho Milan a desejar “Feliz día del padre” (que se festeja na Colômbia a 16 de junho). Em segundo lugar, e também com 97 por cento de likes, está Bruna Marquezine a chegar perto dos três milhões de interações.

Ao nível das menções feitas pelos fãs das páginas e utilizadores fora delas (Talking About), Shakira é a mais falada pelos utilizadores do Facebook, ultrapassando as 15 milhões de referências. Segue-se a companheira de Neymar, com mais de 11 milhões de referências, e Irina, com cerca de dois milhões.

Este ranking inclui as 10 páginas oficiais de mulheres e namoradas dos jogadores de futebol no Mundial 2014, com mais fãs no Facebook. Além de Shakira, Bruna Marquezine, Irina Shayk, Gina-Lisa Lohfink, Yolanthe Cabau e Coleen Rooney, integram ainda a lista Mandy Capristo, namorada de Ozil, jogador da Alemanha; Melissa Satta, companheiro de Kevin-Prince Boateng, do Gana; Alena Seredova, que mantém uma relação com Gianluigi Buffon, da seleção italiana, e Lena Gercke, namorada de Sami Khedira da seleção alemã.

A análise foi efetuada com o Facebook Pages Performance, ferramenta do Buzzmonitor, plataforma da E. Life para Monitorização e Análise de Social Media.»

Via Activa.

0 comentários:

Enviar um comentário