terça-feira, 24 de Junho de 2014

Exposição on-line torna invisível novo corpete feminino



«De acordo com Xuedi Chen, designer responsável [pelo projecto x.pose], a única maneira de uma pessoa não se expor é desligar-se da Internet. Por isso, concebeu um corpete escultural que, através de uma ligação ao telemóvel, vai revelando a pele do utilizador conforme a troca de dados entre este e o mundo online.

Assim, quanto mais o indivíduo expõe a sua privacidade, mais o x.pose exibe o seu corpo, uma vez que, de acordo com o conceito do projecto, “no domínio do digital estamos sempre nus”.

O corpete é feito de uma malha preta e de uma outra camada de material que é opaco quando inactivo, mas que se torna transparente quando em contacto com energia eléctrica. Esta energia é transmitida em tempo real para o telemóvel através de uma app que cruza os dados do utilizador com sites como o Google, o Twitter e o Facebook. A ligação entre os dois componentes é feita via Bluetooth. Por isso, a única maneira de manter a opacidade máxima do corpete é desligar o telemóvel.

O x.pose resultou da tese de Xuedi Chen para o mestrado em Telecomunicações Interactivas na Universidade de Nova Iorque. O projecto surgiu da ideia de que esta geração é simultaneamente obcecada com publicidade e privacidade: expomo-nos como nunca antes, ao mesmo tempo que exigimos que a nossa intimidade seja respeitada e protegida.

Por enquanto, o x.pose funciona apenas em Nova Iorque, devido a restrições no GPS. Contudo, Chen espera expandir o conceito a galerias de arte e continuar a desenvolver o modelo, concebido exclusivamente para mulher.»



Via P3.

0 comentários:

Enviar um comentário