segunda-feira, 23 de Junho de 2014

Embaixadora da UNICEF demite-se devido a foto polémica



«Uma montagem polémica sobre dois jogadores da Colômbia a cheirarem a espuma que os árbitros colocam nos relvados durante os jogos do Mundial, para delimitarem a formação das barreiras durante as faltas, foi o suficiente para que Nicolette van Dam tenha renunciado, [na passada] sexta-feira, ao cargo de embaixadora da boa vontade da UNICEF.

"A senhora Van Dam demitiu-se do cargo de embaixadora da boa vontade da UNICEF e lamenta a publicação que colocou no Twitter", refere o comunicado emitido pela representação colombiana, na organização internacional.

Na imagem, que foi publicada na rede social Twitter, era visível Radamel Falcao e James Rodriguez a cheirarem a espuma como se de cocaína se tratasse, e a legenda da mesma era [“muro colombiano”]. Depois da publicação e das várias críticas de que Nicolette foi alvo, a actriz e modelo holandesa pediu as “mais sinceras e honestas” desculpas aos colombianos, acrescentando que não houve a “intenção de ofendê-los”. Segundo a ONU, a Colômbia é o segundo país que mais cocaína produz, ficando atrás do Peru.

Mesmo assim, as desculpas apresentadas pela actriz holandesa foram "insuficientes" para a ministra colombiana dos Negócios Estrangeiros, Maria Angela Holguin."Essas desculpas não nos servem de nada. Ela foi longe demais. Foi uma falta de respeito para a Colômbia", acrescentou a diplomata, citada pela AFP.

Quando a montagem foi publicada, a embaixadora da Colômbia, Maria Mejía pediu à UNICEF para que Nicolette resignasse o seu cargo. “Consideramos que é uma mensagem muito ofensiva para nós colombianos, e claro, para a nossa equipa”, referiu Mejía à The Associated Press.

Segundo o jornal brasileiro O Globo, a Colômbia havia solicitado a retirada do cargo de Nicolette, destacando que um dos presentes na montagem (Falcao) “é paradoxalmente, embaixador da boa vontade das Nações Unidas na luta contra as drogas”.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário