terça-feira, 27 de Maio de 2014

A nova moda literária são rabos de hamsters


«Nas livrarias do Japão, uma categoria tem despertado interesse especial do público: trata-se do hamuketsu, ou a mistura das palavras "hamster" e "traseiro", em japonês. Nos últimos dias, mais de 40 mil cópias de livros de fotos com os mais diferentes ângulos dos "traseiros" desses roedores já foram vendidas.

O sucesso foi tão grande que um dos editores decidiu lançar uma página no Facebook inteiramente dedicada aos "traseiros" dos hamsters. Em pouco tempo, o espaço virtual atraiu milhares de fãs e centenas de fotos já foram publicadas por utilizadores.

"A melhor coisa sobre o hamuketsu é que muito fofo", disse um porta-voz da Basilico, uma das editoras envolvidas na publicação de livros do género, em entrevista ao jornal americano The Wall Street Journal. "Não consigo parar de rir quando vejo esses rabinhos", acrescentou.

Outro livro cujas vendas explodiram tem um título sugestivo: Hamuketsu: tão fofo que o faz desmaiar.

O fenómeno reflecte um aspecto da cultura moderna do Japão conhecido como kawaii, ou "fofo" ou "adorável", em japonês, que rivaliza com a devoção tradicional da arte japonesa ao minimalismo e à natureza.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário