terça-feira, 27 de Maio de 2014

Cientistas esperam encontrar extraterrestres em breve


«Eles existem e andam aí, os aliens. Os cientistas esperam encontrar vida extraterrestre nas próximas duas décadas e ter provas científicas de que existe em breve.

“A Via Láctea pode ser casa de 10 a 80 mil milhões de planetas semelhantes à Terra”, explicou Seth Shostak, investigador principal do Instituto de Procura de Inteligência Extraterrestre (SETI), EUA, numa audição no comité da Ciência, Espaço e Tecnologia do Governo norte-americano.

Seth Shostak relembrou que, por exemplo, o telescópio Kepler, da NASA, já conseguiu detectar, apenas na Via Láctea, vários planetas semelhantes à Terra nas condições propícias ao aparecimento de vida. E os extraterrestres podem estar mais perto do que se pensa, nas luas de Júpiter: Europa e Ganimedes.

Um outro exemplo é o robô Discovery, que está em Marte não para descobrir vida, mas para descobrir sinais de vida que já possa ter existido no planeta vermelho.

Olhando para os avanços tecnológicos e para os seus resultados, Seth Shostak disse acreditar que, com financiamento, será possível encontrar vida extraterrestre nos próximos 20 anos.

O cientista notou ainda que cerca de 70% das estrelas conhecidas têm planetas associados em sistemas – como o "nosso" Sistema Solar – e que, só a Via Láctea, deve ter cerca de um bilião de planetas. Um cenário que deverá multiplicar-se pelas 150 mil milhões de galáxias conhecidas.

Um outro investigador, Dan Wethimer, disse que o bizarro seria apenas existir a vida humana num sistema tão vasto e complexo. Em conjunto com Shostak, defendeu ainda que dificilmente o planeta Terra terá já recebido a visita de extraterrestres: essa seria uma informação que os Governos não iriam querer esconder, acreditam os cientistas.»

Via Sol.

0 comentários:

Enviar um comentário