terça-feira, 7 de Janeiro de 2014

Só duas realizadoras nos filmes mais rentáveis de 2013


«Em 2013, filmes protagonizados por Jennifer Lawrence (Jogos de Fome), Sandra Bullock (Gravidade) e Melissa McCarthy (As Bem-Armadas) geraram grandes receitas de bilheteira, mas nenhum destes filmes, que trazem fortes personagens femininas, foi realizado por uma mulher.

Segundo um artigo do editor de filmes Ramin Setoodeh para a Variety, a história resiste a mudanças. Quatro anos depois de Kathryn Bigelow vencer o Óscar de realização por The Hurt Locker, a indústria ainda tem um histórico terrível em relação à igualdade de género por trás das câmaras.

Se forem analisados os favoritos aos Óscares, a temporada é mais uma vez deles: Alfonso Cuarón (Gravidade), Steven McQueen (12 anos Escravo), David O. Russell (Trapaça), Paul Greengrass (Capitão Phillips), Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street), Woody Allen (Blue Jasmine), Spike Jonze (Ela).

Com excepção de Frozen - O Reino do Gelo, realizada pela dupla Chris Buck e Jennifer Lee, nenhum grande sucesso de bilheteira americano foi realizado por uma mulher. O mais bem-sucedido nesse sentido foi Carrie, de Kimberly Peirce, que ficou na 77.ª posição de 2013 ao facturar 35,3 milhões de dólares nas bilheteiras. Esses são os únicos dois filmes dos 100 primeiros colocados.

Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos de Mulheres na Televisão e no Cinema, em 2011, apenas 5% dos 250 filmes mais bem-sucedidos foram realizados por mulheres. Em 2012, esse número foi de 9%.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário