quarta-feira, 8 de Janeiro de 2014

"Twin Peaks" está de regresso 25 anos depois?


«David Lynch, o realizador que disse há seis meses nada mais ter para fazer no cinema, estará de volta à sonolenta mas tortuosa cidade de Twin Peaks? Um anúncio de casting que pede uma morena ou ruiva bem constituída e atraente, residente em Los Angeles, foi lançado por Lynch para uma “promo de Twin Peaks” e, a partir daí, começou a especulação. Talvez tenham resposta esta terça-feira, dia agendado para a rodagem da promoção.

A convocatória para casting surgiu quinta-feira, dia 2, no Twitter e no Facebook da agência de casting Sande Alessi Casting, e nela lê-se: “Promo de Twin Peaks. Realizada por David Lynch. Filmagem em Los Angeles na terça-feira, 7 de Janeiro. Provavelmente será um dia de seis horas ou menos”. Além disso, escreve-se também que é obrigatório ser residente em Los Angeles e que a chamada se dirige apenas a uma “rapariga caucasiana gira – só morenas ou ruivas – para interpretar uma empregada de mesa. Idade 18-27. Tem de ter um corpo espantoso, peito amplo, rosto muito retro”.

Contudo, o anúncio foi entretanto retirado, estando ausente da página de Facebook da agência e levantando questões aos utilizadores do Twitter que estavam interessados no casting.

A partir deste anúncio, começou a especulação. Uma promoção? Será um regresso à série com novos episódios? Já tinham em 2013 surgiram rumores sobre uma terceira temporada de Twin Peaks, a icónica série de 1990 escrita e realizada por Lynch e que girava em torno do homicídio da adolescente Laura Palmer, mas tal foi desmentido. Neste caso, não houve qualquer declaração de Lynch sobre o tema.

Twin Peaks, além do culto e descendência que até hoje é sentida na produção televisiva mundial, estreou-se no canal ABC e teve duas temporadas – contudo, a segunda foi já feita com Lynch ao largo e começou a decair tanto na qualidade narrativa quanto nas audiências, o que levou ao seu cancelamento. O onírico anão que dançava numa sala de cortinados vermelhos de veludo, o genérico com "Falling" de Julee Cruise, o assombro de Bob e os ambientes da cidade madeireira marcaram dois anos televisivos e várias gerações de espectadores e de criadores no audiovisual.

Os sites que tiveram acesso à convocatória para este casting recordam que a promoção poderá estar relacionada com a reedição em Blu-Ray do filme prequela de Twin Peaks, Fire Walk With Me – Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer, ou com a reedição em Blu-ray ou DVD, numa nova caixa, das duas temporadas da série em que actores como Kyle MacLachlan, o agente Dale Cooper, Madchen Amick ou Sherilyn Fenn chegaram ao mainstream, mas também incluindo o filme de 1992. A estação norte-americana CBS estará a planeá-lo, mas não há dados precisos sobre este lançamento, que surgiu na última convenção de cultura popular Comic Con de San Diego, no Verão de 2013.

Muitos sites lembram a pista lynchiana que o autor poderá ter deixado, presciente, no primeiro episódio da série, quando Laura Palmer sussurra ao agente do FBI Dale Cooper “Vemo-nos daqui a 25 anos”. A morte da popular e bela Laura Palmer que dá início à série passava-se em 1989, há 25 anos. Em Portugal, Twin Peaks foi exibida na década de 1990 pela RTP e nos últimos anos voltou a passar na televisão portuguesa na SIC Radical.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário