sexta-feira, 10 de Janeiro de 2014

António Lobo Antunes vence Prémio Nonino 2014


«António Lobo Antunes venceu mais um prémio literário internacional. O escritor português foi o vencedor do galardão Nonino 2014, atribuído por uma empresa secular italiana.

A Nonino, produtora da bebida alcoólica grappa italiana, criou o prémio em 1975 e anunciou esta semana os galardoados deste ano. O filósofo francês Michel Serres, o psiquiatra e escritor italiano Giuseppe dell’Aqua e a escritora palestiniana Suad Amiry também foram premiados.

“Com uma técnica narrativa muito particular, Lobo Antunes desenvolveu um estilo de escrita narrativa muito pessoal, o que é extremamente interessante”, conta a organização.

Ler um livro do escritor é “obviamente difícil, transforma-se numa espécie de quebra-cabeça de elementos que têm de ser colocados juntos, o romance faz-nos entrar numa dimensão psicológica paralela sem uma linha cronológica clara mas com uma coerência interna própria”.

Em Itália, Lobo Antunes tem editados romances como A morte de Carlos Gardel, Que farei quando tudo arde? e O arquipélago da insónia.

O investigador português António Damásio, os escritores Adonis, John Bnaville, Claudio Magris e o ensaísta Edgar Morin fizeram parte das personalidades que compõem o júri do prémio Nonino.

Este prémio já distinguiu autores como Jorge Amado, Javier Marias, Claude Lévi-Strauss, Amin Maalouf e a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

Dia 25 de Janeiro vão ser entregues os galardões na sede da destilaria, em Percoto, no norte de Itália.»

Via Boas Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário