sexta-feira, 30 de Agosto de 2013

MOTELx 2013: Programação completa


Já foi revelada a programação completa da sétima edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, a juntar à informação avançada aqui.

Open Grave, o último filme de Gonzalo López-Gallego, presente no festival em 2008 com El Rey de la Montaña, é exibido em estreia absoluta na sessão de abertura do MOTELx, dia 11 de Setembro, às 21h30, na Sala Manoel de Oliveira. Esta é a história de um homem que acorda numa floresta, num fosso cheio de cadáveres, sem memória da sua identidade.

Para a sessão de encerramento, será apresentado You're Next, de Adam Wingard. Estreado no Festival de Toronto em 2011 o filme esteve desaparecido e fora de circulação até agora. Trata-se de uma nova visão sobre o home invasion. A família Davison celebra o aniversário de casamento do pai e da mãe quando um bando de assassinos mascarados lhes ataca a casa violentamente.

Destaque também para Maniac, de Frank Khalfoun, reboot francês do clássico de culto de 1980, onde surpreendentemente se encontra Elijah Wood no papel de Frank Zito, proprietário de uma loja de manequins, que luta para controlar os seus instintos homicidas; e a comédia de terror Hell Baby, de Robert Ben Garant e Thomas Lennon, rodada em Nova Orleães, em que Jack (Rob Corddry, ex-Daily Show) e Vanessa vão ter um bebé que será possuído por um demónio.

O MOTELx traz este ano a Portugal terror no feminino. Na secção Serviço de Quarto, o festival apresenta cinco filmes realizados por mulheres: Jennifer Lynch (Chained), Xan Cassavetes (Kiss of the Damned), Marina de Van (Dark Touch), Kayoko Asakura (It’s a Beautiful Day) e Upi (Belenggu) e a secção Doc Terror conta com o documentário de Penny Vozniak sobre a odisseia de Jennifer Lynch em Bollywood, Despite the Gods.

Vão ainda ter lugar duas antestreias: o muito aguardado The Conjuring e a co-produção portuguesa Painless. O primeiro é a nova longa de James Wan e o filme mais rentável nos EUA este ano, conseguindo a rara proeza de agradar tanto ao público como à crítica. O segundo é uma co-produção Espanha/Portugal/França, em que a participação portuguesa é representada pela Fado Filmes de Luís Galvão Telles. Painless (Insensíveis) venceu o Festival de Estrasburgo.

E pela primeira vez, em simultâneo, o MOTELx homenageia três grandes nomes do cinema de terror. O convidado de honra é o mestre norte-americano, Tobe Hooper, responsável pelo clássico Massacre no Texas e Poltergeist. Serão exibidos, para além de Massacre no Texas (1974), quatro títulos pouco vistos em Portugal entre os quais o muito raro Eggshells (1969). Nesta edição estará também presente Hideo Nakata, o realizador japonês que transformou o cinema de terror com Ring e que este ano traz The Complex (2012), o seu grande regresso ao terror.

Finalmente, a secção Lobo Mau, para os mais novos, associa-se à Cinemateca Júnior (Palácio Foz) para homenagear o recentemente desaparecido Ray Harryhausen, o mestre dos efeitos especiais, com a exibição de Jason and the Argonauts (1963) e One Million Years B.C. (1966), entre outros, e ainda ateliers de stop motion.

0 comentários:

Enviar um comentário