«No dia 24 de Fevereiro a cerimónia de entrega dos Óscares será o grande evento televisivo, não só nos Estados Unidos, mas no mundo. E a organização achou que o novo anúncio de Joaquin Phoenix para a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals - pessoas pelo tratamento ético dos animais) foi banido da emissão. Consideraram-no demasiado "político e controverso".
No anúncio pró-vegan, de 40 segundos, o actor (que este ano até está nomeado para o Óscar de Melhor Actor pelo filme O Mentor), finge que está a afogar-se e diz que é isso que os peixes sentem quando são pescados.
O vídeo começa com a definição de sufocar: “Matar pela privação de ar nos pulmões ou nas guelras". E continua com Joaquin Phoenix debaixo de água enquanto se ouve o actor a dizer: "Na água os humanos afogam-se, tal como os peixes sufocam em terra. É lento, doloroso e assustador, e fazemo-lo a mais de 1 bilião de peixes por ano. Ponha-se no lugar deles".
A inspiração para Phoenix se tornar vegan aconteceu quando tinha apenas 3 anos, contou o actor ao The Hollywood Reporter. Em 1996, numa entrevista, já tinha contado o episódio: "Estava com a minha família num barco a pescar. Quando um peixe era apanhado ficava a contorcer-se. Depois era atirado contra o casco do barco. Não era possível disfarçar o que aquilo era. Era o que fazemos aos animais para os comermos. Os animais passavam de uma criatura viva e vibrante a lutar pela vida, para uma morte violenta".
O actor colabora há muito com a PETA e este não é, aliás, o primeiro anúncio polémico que o actor faz para a associação de defesa dos animais.»
Via Sábado.
0 comentários:
Enviar um comentário