quarta-feira, 17 de Outubro de 2012

Maria Archer é a manifestante nua do Cerco a São Bento


«Maria Archer viu dois manifestantes despirem-se ao seu lado e, "solidária", também resolveu tirar a roupa. A imagem da manchete de ontem do Correio da Manhã sobre o "Cerco a São Bento" de segunda-feira ultrapassou fronteiras e tornou-se um símbolo de uma nova geração desesperada em Portugal, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos.

Maria tem 30 anos e é artista plástica, actriz e argumentista. Pertence a uma família da alta burguesia lisboeta, mas "é de um meio onde muitos artistas estão no desemprego". Amigos de Maria Archer dizem ao Correio da Manhã que "ela nem costuma ir a manifestações" e que contou que "tudo aconteceu por acaso: o acto de se despir não foi nada premeditado". Mais: "A ideia não foi dela, começaram a despir-se e a Maria aderiu espontaneamente."

Maria foi actriz de Para Que Este Mundo Não Acabe, um documentário de João Botelho que faz parte de uma trilogia dedicada a Trás-os--Montes. Contactado pelo Correio da Manhã, o realizador prefere não falar sobre ela, num momento em que está a rodar uma nova película.

Porém, Botelho fala sobre Maria a propósito da série Arte-Amizade, de cujo argumento é co-autora. O projecto, aliás, começou quando o cineasta aceitou o convite da amiga para conhecer outros dois artistas. Maria Archer vai lançando os seus gritos de revolta na internet. Como quando escreve no Ah Bruta Flor: "O único propósito deste blogue sempre foi o de escrever contra o medo, de mandar o medo à p... que o pariu, ou seja, à religião."

Maria Archer enviou ontem uma mensagem ao Correio da Manhã em que escreve que "aquilo que conta dizer é a ousadia do amor de quem o diz. Que ele é que é o verdadeiro operante da mudança que já está em curso no meio de nós". Mais: "Estamos aqui, não temos medo quando amamos. Peço por todas as nossas relações!" A mensagem termina com a assinatura: "Maria. Manifestante. Poeta. 30 anos."

O Correio da Manhã contactou vários familiares de Maria Archer, mas nenhum deles quis fazer comentários sobre a nudez da actriz e argumentista, que também escreve poesia. Apesar disso, foi clara a demonstração de mal-estar provocado pelas imagens publicadas. A manifestante é conhecida por ser pouco expansiva e reservada, o que ainda provocou maior surpresa entre os familiares.»

Via Correio da Manhã.

13 comentários:

Gostei mt devia a ver mais mulheres assim.

A nudez sempre foi usada como instrumento pacífico de revolta, temos de perceber que o que é realmente importante é ir a estas manifestações e protestar contra a podridão da actual classe política portuguesa. Se alguns querem protestar vestidos e outros despidos, não vejo qual é o problema. Só não podemos é usar violência nestas coisas, porque isso sim, descredibiliza a revolta do povo.

"Maria Archer viu dois manifestantes despirem-se ao seu lado e, "solidária", também resolveu tirar a roupa"

Ganda maluca!! :D

em suma, queria fama e conseguiu...

Deve ser a manifestação mais original por este mundo fora...
Desarma qualquer policia...

Há gente histérica com esta história mas nós devemos ser um dos poucos países da Europa que NÃO tem um grupo de pessoas que costumem protestar nuas em manifestações do género.

Pensando bem... Portugal pouco protesta, por isso é que andamos assim...

É exactamente isso, Fábio!

ouvi dizer q ela nem era a única manifestante nua, alguém confirma e me explica pq foi a unica a ficar famosa?

Não era a única e nem foi a primeira. Era ela, outra rapariga e alguns rapazes na linha da frente, foram esses que o Correio da Manhã apanhou, mas nem sequer repararam que a certa altura havia também pelo menos mais uma rapariga, e essa ainda por cima estava inteiramente nua, por lá. Tenho a certeza disso porque passei mesmo ao lado dela.

Ena pá, boas mamas e ganda maluca! Alguem tem o telefone da Maria Archer, por favor? Tenhomuma farda de policia que ela vai adorar!!!

Oh joana, confessa lá
a tal rapariga inteiramente nua eras tu não eras?

Enviar um comentário