segunda-feira, 15 de Outubro de 2012

Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra: Nomeados


«O centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebe entre 28 de Novembro e 2 de Dezembro o Córtex - Festival de Curtas-metragens de Sintra. O [festival], que celebra três anos de vida, já seleccionou as 18 curtas-metragens nacionais que competem pelo Prémio do Júri e pelo Prémio do Público.

São elas: O Canto do Rocha, de Helvécio Marins Jr.; O Cágado, de Pedro Lino e Luis da Matta Almeida; A Comunidade, de Salomé Lamas; Down Here, de Diogo Costa Amarante; Entre Campos, de João Rosas; Inferno, de Carlos Conceição; Kali O Pequeno Vampiro, de Regina Pessoa; Land of my Dreams, de Yann Gonzalez; Luz da Manhã, de Cláudia Varejão; Manhã de Santo António, de João Pedro Rodriges; Nada Fazi, de Filipa Reis e João Miller Guerra; Noite, de Flávio Pires; Posfácio nas Confecções Canhão, de António Ferreira; pt.es, de Pedro Sena Nunes; Rafa, de João Salaviza; Sombras, de Nuno Dias; A Viagem, de Simão Cayatte; e Os Vivos Também Choram, de Basil da Cunha.

Estas curtas concorrem ao Prémio do Júri, que é composto por pelas actrizes Laura Soveral e Rita Blanco, pela realizadora Teresa Villaverde e por Vasco Câmara, crítico de cinema e editor do suplemento de cultura Ípsilon, e ainda ao Prémio do Público.

Segundo a organização, o objectivo do Córtex é, desde 2010, “ser mais uma alternativa ao escoamento e à proliferação do mercado das curtas-metragens produzidas no nosso país, contribuindo para dar destaque e mediatismo ao trabalho dos realizadores portugueses.”

Este ano, o Córtex homenageia o cineasta norte-americano António Campos, o realizador de After School – Depois das Aulas, estreado em Portugal em 2009, com uma mostra das suas curtas: Puberty, que realizou com 13 anos, Buy it Now, prémio Cinéfondation do Festival de Cannes, The Last 15 e My Adventures in Ladies' Under Garments, 4th Floor. No festival estarão também Josh Mond e Sean Durkin, sócios de António Campos na Borderline Films. »

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário