terça-feira, 21 de Agosto de 2012

Cientistas transformam whisky em música


Especialistas em tecnologia, pioneiros no estudo de sabores, trabalharam com cientistas e um DJ para demonstrarem como alguns dos principais sabores encontrados em cada trago de Ballantine’s Finest poderia ser transformado em ritmo e batidas para criar diferentes tipos de música.

«O paladar de Ballantine’s Finest é incrivelmente complexo, suave e com múltiplos sabores que se vão revelando. Baunilha, maçã vermelha suave e chocolate de leite são as notas que imediatamente se destacam, sabores que foram a base para a nossa experiência única», referiu Sandy Hyslop, Master Blender da Ballantine’s. No Ballantine’s Finest Taste Experiment cada sabor foi testado separadamente e foram criadas faixas musicais para cada um deles.

Os especialistas em tecnologia da The Robin Collective, pioneiros no estudo de sabores, trabalharam com a cientista Carla Valentine para transformar cada sabor de Ballantine’s Finest em respostas que o DJ Joe Berditch transformou em ritmo e batidas como parte so seu set.

Valentine disse: «Cada um de nós tem cerca de 10.000 papilas gustativas na língua e por isso todos saboreamos de maneiras diferentes. Queríamos ver como um corpo reage a estes sabores e como essas reações podem ser transformadas em batidas para mixs musicais individuais».

As conclusões da experiência: o sabor da maçã criou um ritmo destacado e com uma suspensão entre as notas – respostas à sua acidez e gosto da maçã; a baunilha abrandou o batimento – os cientistas referem que a baunilha nos faz abrandar porque nos remete para recordações da infânicia; e o chocolate acrescentou uma linha mais intensa para o conjunto - é a sua riqueza refletida no ritmo.

«Qualquer DJ quer ser capaz de perceber a multidão e adaptar o seu set conforme essa percepção. Esta é a mais moderna experiência em perceber a multidão porque estamos a transformar as suas reacções ao que provam, em música. É uma das as coisas mais interessantes que eu já fiz», destacou o DJ Joe Berdich.

A The Robin Collective – um trio de especialistas dos sabores que tem uma história de criação de experiências únicas – criaram comidas de fusão especiais que reflectissem os principais sabores do whisky. Estes incluiram desde balões inaláveis com sabor a maçã até suspiros com extrato de baunilha puro.

«Esta acção reuniu a música e o paladar numa experiência pioneira em todo o mundo. O paladar é muito mais do que apenas um sentido e esta experiência prova-o. Ballantine’s Finest é reconhecido pelo seu paladar único e distinto. Como especialistas dos sabores estamos encantados em ajudar as pessoas a perceberem melhor a experiência de o beberem e os principais sabores que surgem em cada trago», evidenciou Brandy Wright da The Robin Collective.


0 comentários:

Enviar um comentário