quarta-feira, 4 de Junho de 2014

Vida Curta (A. S. Couto)


Vida Curta
Por: A. S. Couto
Edição: Papiro Editora
Páginas: 224
PVP: 11,90 €
Compre aqui

Acaba de chegar às livrarias um romance que se debruça sobre a criminalidade em Portugal, tendo por base que conhecer o modo de actuar dos criminosos é o primeiro passo para a salvaguarda do nosso património.

Confira abaixo a sinopse de Vida Curta:
O romance Vida Curta, de A. S. Couto, é uma obra bem-humorada e de cativante leitura, que se debruça sobre o fenómeno da criminalidade violenta em Portugal, cujo incremento nos últimos tempos é, a todos os títulos, acentuado e preocupante... pelo menos a fazer fé nos dados estatísticos que vão sendo divulgados a conta-gotas, provavelmente para não provocar alarme social.

Neste livro, o autor segue as peripécias que pontuaram o percurso de um destes bandos criminosos – incluindo o relato minucioso da preparação e execução de alguns dos seus turbulentos assaltos -, procurando desvendar as origens e as causas que estão na base da formação destes grupos de malfeitores. A acção deste romance desenrola-se na região norte do país, sendo possível, contudo, encontrar situações similares no restante território pois este é um fenómeno que não se deixa embaraçar com esses pormenores e afecta a vida da totalidade dos honestos comerciantes que todos os dias têm necessidade de enfrentar os “amigos do alheio”.

Paralelamente ao trajecto dos delinquentes na sua azáfama de abarbatar aquilo que não lhes pertence – que é seguido numa espécie de relato cronológico -, ficarão também os leitores informados daquilo que se vai passando no pacato posto da G.N.R. que vai dar caça aos bandidos... sobretudo através de vivos diálogos entre os diversos agentes da autoridade, que são aproveitados para tecer acerada crítica social e política, apontando também alguns dos erros governativos que levaram ao actual descalabro das contas públicas.

0 comentários:

Enviar um comentário