quarta-feira, 4 de Junho de 2014

Pessoas temem mais os furacões com nomes masculinos


Um curioso estudo feito nos Estados Unidos chegou à conclusão de que as pessoas respeitam mais os furacões que recebem nomes masculinos. Isto explica, segundo os autores Kiju Junga, Sharon Shavitta, Madhu Viswanathana e Joseph M. Hilbed, por que razão os furacões com nomes femininos causam mais destruição e mortes.

De acordo com os cientistas, que analisaram dados dos últimos 60 anos, as pessoas na rota dos furacões tendem a preparar-se de forma mais adequada para enfrentar os fenómenos com nomes masculinos. Já os furacões «femininos» são vistos como potencialmente menos nocivos.

Esta situação é fomentada pelos estereótipos sociais dos géneros, pelo qual se percebe algo masculino como mais agressivo, segundo o resumo do trabalho publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Os autores acreditam que o estudo possa influenciar as autoridades aquando da atribuição de nomes aos próximos furacões ou, pelo menos, que ajude a aumentar a comunicação de alerta quando a opção for um nome feminino.

Adaptado de Page Not Found.

0 comentários:

Enviar um comentário