sábado, 25 de Janeiro de 2014

Perfil: Sofia Vergara



Uma verdadeira bomba latina vinda da Colômbia. Não, desta vez não falamos de Shakira. É mesmo Sofia Vergara, a estrela do sucesso televisivo Modern Family.

Texto: Tiago Matos

VERGARA VERGARA
Chama-se Sofia Margarita Vergara Vergara. Assim mesmo, com dois «Vergaras». O pai e a mãe tinham o mesmo apelido, mas não eram irmãos nem primos. Achamos nós. De qualquer modo, para facilitar, tendo em conta que Sofia é um nome dificílimo de pronunciar, a família chamava-a Toti.

BARRANQUILLA
Colombiana de gema, cresceu em Barranquilla e foi educada numa escola bilingue, onde, para além de espanhol, aprendeu inglês. Mal, é claro.

UM DIA NA PRAIA
Aos 17 anos, estava a passear pela praia quando um fotógrafo a descobriu, afirmando ver nela um grande potencial. Que é como quem diz: «És mesmo boa!» Foi o início da sua carreira como modelo.

A FÉ REPRESSORA
Educada como católica, hesitou em aceitar vários trabalhos. Só concordou fazer o seu primeiro anúncio, para a Pepsi, depois de receber autorização das professoras da escola católica.

CASAR AOS 18
Aos 18 anos, Sofia casou com Joe Gonzalez, colega de escola. Dois anos depois, tiveram um filho: Manolo. Um ano depois, divorciaram-se. Sempre uma mulher despachada, a Sofia.

DRA. SOFIA
O sonho de Sofia era... ser dentista. Isso mesmo. Ficou a um ano de terminar o curso, mas desistiu porque precisava de dinheiro para criar o filho e os trabalhos de moda e televisão pagavam bem.

MORTE FAMILIAR
«Na Colômbia, qualquer pessoa com dinheiro é um bom alvo para rapto», diz Sofia. De facto, à medida que se tornava mais famosa, as ameaças subiam de tom. Até ao dia em que o seu irmão, Rafael, foi raptado e assassinado em Bogotá.

ESTADOS UNIDOS
Desgostosa com o país, pegou no filho, na mãe e numa das irmãs e partiu para os EUA, onde foi contratada como actriz pela Univisión, um canal latino.

CANCRO
Pouco depois de chegar aos Estados Unidos, descobriu ter cancro da tiróide. Foi operada, o tratamento correu bem e decidiu até brincar com isso. Pediu ao filho para lhe adicionar, por Photoshop, uma cicatriz enorme no pescoço, e enviou de seguida a imagem a todos os seus amigos, numa tentativa de os assustar.

TYPECASTING
Entretanto, a carreira americana tardava a arrancar. Sofia era muito bonita... mas também muito latina e com um sotaque demasiado carregado. Era, pelo menos, esta a ideia que os americanos tinham dela, pelo que apenas a chamavam para papéis de sedutora silenciosa ou latina estereotipada.

O CABELO
Por falar nisso, Sofia é uma latina naturalmente loira. Estranho, não é? Os produtores da Univisión também acharam. Pediram-lhe para pintar o cabelo de castanho, de modo a enquadrar-se no estereótipo.

DESESPERADA
Enquanto coleccionava papéis menores em séries americanas, foi ganhando destaque nas produções latinas. E não é que até foi uma das Donas de Casa Desesperadas? Ou pelo menos uma Ama de Casa Desesperada, a versão colombiana da série. Interpretava o papel da personagem-narradora, que morre no primeiro episódio.

TEATRO
Enquanto trabalhava, aprendia. Aliás, como a própria dizia, «actuar ainda é algo novo para mim. Para continuar a aprender, quero fazer teatro. É um dos maiores desafios de qualquer actor.» E fez mesmo, entrando no musical Chicago, revivido na Broadway, onde até tinha - imagine-se! - de cantar. Na sua aprendizagem, a única coisa que nunca aceitou mudar foi mesmo o sotaque.

O SOTAQUE
Foi o seu principal inimigo na chegada aos EUA, mas acabou por se tornar num cartão de visita. Sofia decidiu manter o mau sotaque porque achou que isso a tornava mais engraçada, e agradava-lhe especialmente fazer comédia. «Acho que sou a única pessoa que, com o passar dos anos, tem piorado o sotaque. Às vezes, nem eu própria entendo o que digo.»

MODERN FAMILY
Numa altura em que se dizia que era velha demais para continuar a sonhar «dar o salto», foi convidada a entrar em Modern Family, interpretando uma versão exagerada dela própria. A série foi um sucesso e catapultou-a enfim para o estrelato.

PRÉMIOS
Nos EUA, nunca ganhou um único prémio. Foi, isso sim, nomeada para quatro Globos de Ouro, quatro Emmy e sete SAG pelo trabalho de comédia em Modern Family. «Na verdade, como não sou americana, nem tinha a noção do que significavam aquelas nomeações. Alguém me devia ter dito!»

RELAÇÕES
Já foi ligada a celebridades como Luís Miguel e Enrique Iglesias, mas é com Nick Loeb que está actualmente. O empresário, herdeiro da cadeia de lojas com o seu apelido, teve um aparatoso acidente de automóvel poucos meses depois de a conhecer, mas desde aí não se largaram mais.

MAIS PROBLEMAS
No ano passado, o seu irmão mais novo, Julio, foi preso e deportado para a Colômbia, por posse e tráfico de droga. Quem diria? Um colombiano viciado em droga...

A PRIMA/IRMÃ
É prima. Mas funciona desde há muito como irmã adoptada de Sofia. Sandra Vergara, hoje com 23 anos, tem aproveitado o sucesso da prima/irmã para se lançar como actriz nos EUA. Será que vai conseguir?

REALITY SHOW
Outra pessoa que se parece querer aproveitar do sucesso de Sofia é o filho, que em 2012 se estreou como protagonista de um reality show que, como é óbvio, teve como participante - quer quisesse, quer não - a mãe.

SEXY MAMA
Há muitos anos que Sofia é presença habitual nas listas de mulheres mais desejáveis do mundo. O mais surpreendente é que só em 2012 é que alcançou o primeiro lugar, na famosa lista das «99 Mais Desejáveis» da AskMen. Sofia tem hoje 41 anos.


Artigo publicado na edição #09 da Revista 21

0 comentários:

Enviar um comentário