terça-feira, 14 de Janeiro de 2014

Homicida condenado vence concurso de romances policiais


«Os juízes de um concurso de romances policiais nos EUA ficaram fascinados com a obra de um autor que escrevia pela primeira vez, atribuindo-lhe o primeiro lugar, sem saberem que se tratava de um condenado a prisão perpétua por homicídio.

Cuts Through Bone ("Cortes Através do Osso", em tradução literal), de Alaric Hunt, foi elogiado pelo seu realismo e a associação Private Eye Writers of America não hesitou em dar-lhe o primeiro prémio.

Quando um editor telefonou na sequência do prémio, disseram-lhe "[O Alaric Hunt] não está disponível. Ele está numa instituição... e vai ficar lá indefinidamente". O homem de 44 anos passou mais de metade da sua vida atrás das grades pelo homicídio de Joyce Austin.

A estudante morreu aos 23 anos, em 1998, num incêndio provocado pelo irmão de Hunt, que queria causar uma distração enquanto Alaric assaltava uma joalharia. Os dois irmãos foram condenados a prisão perpétua, sem hipótese de solicitar condicional durante 30 anos.

Alaric trabalha na biblioteca da prisão de alta segurança onde cumpre pena. Depois de ser detido, o criminoso ganhou interesse em literatura e um dia viu um panfleto sobre o concurso, decidindo tentar a sua sorte. Entre tarefas, o condenado escreveu a sua obra ao longo de nove meses. O livro é sobre um homem que é injustamente acusado de matar.

A editora de Hunt sublinha que a história do livro não é baseada no seu próprio crime.

A Lei no Estado norte-americano da Carolina do Sul não impede os detidos de lucrarem com actividades tais como escrever livros.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário