quinta-feira, 9 de Maio de 2013

António-Pedro Vasconcelos distinguido com prémio da SPA


«O realizador António-Pedro Vasconcelos foi distinguido com o Prémio Consagração de Carreira pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), revelou [ontem] a entidade à agência Lusa. De acordo com o director do Gabinete Cultural e de Relações Institucionais, Rui Negrão, o prémio foi atribuído "pelo trabalho de António-Pedro Vasconcelos em prol do audiovisual em Portugal".

O Prémio Consagração de Carreira foi criado pela SPA em 1994 e já distinguiu, entre outros, Matilde Rosa Araújo, Raúl Solnado, Fernando Lopes Graça, e Carlos Paredes.

Realizador e crítico de cinema, António-Pedro Vasconcelos, 74 anos, nasceu em Leiria, estudou na Faculdade de Direito de Lisboa, e em Paris, onde frequentou um curso de Filmologia na Sorbonne. Nos anos 1969 trabalhou em publicidade, e realizou alguns documentários, como A Indústria Cervejeira em Portugal (1967), Exposição de Tapeçaria (1968) e Fernando Lopes-Graça (1971). Foi fundador do Centro Português de Cinema, e rodou a sua primeira longa-metragem em 1973, Perdido por Cem..., seguindo-se outras obras que marcaram a carreira do realizador, como Adeus Até ao Meu Regresso (1974), O Lugar do Morto (1984), Os Imortais (2003), Call Girl (2007) e A Bela e o Paparazzo (2010). Em 1999, com o filme Jaime, sobre a exploração do trabalho infantil, ganhou o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian.

Ao longo da carreira foi também montador, coargumentista e produtor executivo, e de 1991 a 1993 foi presidente do Secretariado Nacional para o Audiovisual, e ao Conselho de Opinião da RTP. Foi também professor da Escola de Cinema do Conservatório Nacional e coordenador executivo da licenciatura em Cinema, Televisão e Cinema Publicitário da Universidade Moderna de Lisboa.

António-Pedro Vasconcelos foi um dos rostos de um movimento contra a privatização da televisão pública criado no ano passado.

O galardão, no valor de 2.500 euros, vai ser entregue formalmente numa cerimónia prevista para o dia 22 de Maio, Dia do Autor, na Sala Galeria Carlos Paredes, na SPA, às 18h00. Nessa cerimónia será anunciado o Grande Prémio de Teatro da SPA, e entregue o Prémio Pró-Autor, instituído em 2009 para homenagear entidades, órgãos de informação, jornalistas, organizações e autores que se destacaram na promoção e na divulgação da cultura e dos agentes culturais e na defesa dos direitos de autor.»

Via Sol.

0 comentários:

Enviar um comentário